DF chega a 141 dias de estiagem, e chuvas só devem voltar em outubro
DF continuará com umidade relativa do ar baixa e temperaturas altas até o fim deste mês, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
atualizado
Compartilhar notícia
Os dias de seca no Distrito Federal devem continuar a castigar até o fim de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em alerta laranja por causa da baixa umidade relativa do ar, a capital do país segue com altas temperaturas e com névoa seca até, ao menos, o próximo dia 20. O cenário também tem relação com a grande quantidade de fumaça resultante de queimadas presente na atmosfera do DF.
Até lá, as temperaturas em Brasília devem variar entre 14°C e 32°C, enquanto a umidade relativa do ar ficará entre 15% e 60%.
Nesta quarta-feira (11/9), o DF completou 141 dias sem chuvas. E a situação não deve mudar nesta semana, segundo o meteorologista do Inmet Olívio Bahia.
“Não há previsão de chuvas. O tempo segue seco, com risco de incêndios e ainda continuaremos nesse cenário de ar poluído. A expectativa é de que, ao caminharmos para o mês de outubro, as condições para chuvas comecem a aumentar”, afirmou.
O alerta laranja emitido pelo instituto – o segundo nível em uma escala de três – indica perigo, por causa da baixa umidade, que não passará dos 60% nesta semana.
Na semana passada, no último dia 3, a estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama (DF), registrou umidade relativa do ar mínima de 7%. A data se tornou a mais seca da história da capital federal.
Confira dicas para evitar problemas de saúde:
- Beba bastante líquido;
- Use hidratante na pele e umidifique o ambiente;
- Diminua o consumo de bebidas diuréticas (café e álcool);
- Atividades físicas podem ser nocivas em dias de tempo seco;
- Mantenha as mucosas – como das narinas e dos olhos – hidratadas;
- Evite atividades ao ar livre, principalmente nas horas mais quentes do dia;
- Em dias com atmosfera nitidamente poluída ou turva, use máscaras do tipo PFF2 ou N95;
- Para mais informações ou em caso de acidentes, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros (193).