Infestação de abelhas provoca o fechamento de parte do Hospital Materno Infantil de Brasília
Até que o pronto-socorro seja descontaminado, o atendimento de emergência pediátrica será redirecionado para os hospitais do Guará e da Asa Norte
atualizado
Compartilhar notícia
Uma infestação de abelhas provocou a interdição do pronto-socorro do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) na noite desta terça-feira (20/10). Segundo a direção da unidade, os pacientes internados na enfermaria foram transferidos para outras alas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, até que a área seja descontaminada, o atendimento de emergência pediátrica será redirecionado aos hospitais regionais do Guará (HRGu) e da Asa Norte (Hran). Segundo a administração do Hmib, uma colmeia teria se formado em uma das colunas de sustentação do pronto-socorro. O Corpo de Bombeiros já visitou o local e aplicou uma espuma expansiva utilizada para a vedação do local.
A emergência pediátrica possui 20 leitos, e a média é de 100 atendimentos diários. Com a interdição do serviço, profissionais do Hmib reforçaram as escalas em outros hospitais da rede.
Esta é a segunda vez que um foco de abelhas foi encontrado na unidade nos últimos meses. Em agosto, o hospital teve a emergência interditada por cinco dias, segundo a SES. De acordo com os bombeiros, o aumento do calor favorece a procriação dos insetos.
Situação já não é grave
Militares estiveram no Hmib na manhã desta quarta-feira (21/10) e constataram que a situação já não é grave. Segundo o Corpo de Bombeiros, o enxame está alojado em um local de difícil acesso, o que complicou o extermínio. Ainda de acordo com a corporação, o número de abelhas já diminuiu consideravelmente.