metropoles.com

Índice de mortes por coronavírus no DF é menor que em 11 estados

O Distrito Federal tinha a quarta taxa de mortes mais alta do país até 3 de abril. Desde então, a unidade federativa caiu oito posições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
ilustração coronavírus brasil
1 de 1 ilustração coronavírus brasil - Foto: Arte/Metrópoles

O índice de mortes por coronavírus no Distrito Federal é menor do que em 11 estados brasileiros. O DF registrou 0,8 óbito a cada 100 mil habitantes no dia 21 de abril. Os estados com números mais expressivos são Amazonas (4,67/100 mil), Pernambuco (2,72/100 mil) e Rio de Janeiro (2,67/100 mil).

O Distrito Federal tinha a quarta taxa mais alta do país até 3 de abril. Desde então, caiu oito posições. O contágio por coronavírus cresceu menos no DF em comparação a outras unidades da Federação.

Para chegar aos números, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, se baseou em documentos de cada Secretaria de Saúde estadual coletados por voluntários e organizados pelo Brasil.Io, iniciativa que reúne informações públicas. Os casos registrados são referentes a até 21 de abril, porque nem todas as pastas tinham fornecido as atualização até o dia 22, data do fechamento desta reportagem.

Veja o ranking de mortes por Covid-19 nas 27 UFs em 21 de abril:

Ranking nacional

Também houve queda significativa na proporção entre casos e a população no Distrito Federal. Há 15 dias, o DF possuía o maior número de infectados por 100 mil habitantes do país. Agora, aparece em nono lugar.

Os três estados brasileiros com o maior número de contaminados, proporcionalmente ao tamanho da população, são Amapá, Amazonas e Roraima.

A quantidade de pessoas enfermas no Amapá é de 55,1 a cada 100 mil habitantes. Já no Amazonas, o número é de 54,77 a cada 100 mil pessoas e, em Roraima, são 46,2 diagnósticos a cada 100 mil.

Veja o ranking de incidência de Covid-19 nas 27 UFs no dia 21 de abril:

Qual a importância desse cálculo

O cálculo da incidência de casos por 100 mil habitantes busca avaliar o quanto uma doença está presente em determinada população. Mil infectados pelo novo coronavírus têm significado diferente, proporcionalmente falando, no Distrito Federal ou em Goiás, já que o número de moradores do estado goiano é maior do que o do DF.

Por exemplo: São Paulo é o estado mais populoso do país e também o com maior índice de diagnósticos confirmados – todavia não aparece entre os três primeiros lugares do levantamento. A UF está em quinto lugar, com 33,5 infectados a cada 100 mil habitantes. Isso por que são 15.385 casos para uma população de 45,9 milhões de pessoas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?