Incêndio em garagem do Grupo Amaral destrói 15 ônibus fora de uso
É a segunda vez que o local é atingido pelas chamas. Em 2016, 200 coletivos foram danificados
atualizado
Compartilhar notícia
Um incêndio na garagem de ônibus da empresa Viva Brasília, no Itapoã, mobilizou 54 bombeiros e 18 viaturas. O trabalho para conter as chamas teve início às 22h50 de segunda-feira (14/1) e só foi concluído às 3h desta terça (15).
De acordo com a corporação, o fogo atingiu uma área que servia como depósito de veículos fora de uso. Cerca de 15 carcaças de coletivos foram queimadas. Os veículos pertencem ao grupo Amaral. A perícia foi acionada para apurar as causas do incêndio.
Pessoas que moram próximo à região precisaram ser retirados de suas casas, uma vez que as chamas ameaçavam atingir as residências. Ninguém ficou ferido.
Memória
Em junho de 2016, o fogo tomou conta da mesma garagem da empresa do Grupo Amaral. Cerca de 200 ônibus foram atingidos e 30 deles ficaram totalmente destruídos. O laudo do Corpo de Bombeiros constatou que o incêndio foi intencional.
Segundo o documento, as chamas tiveram início no pátio interno, próximo ao galpão, quando atingiram quatro coletivos. Foram encontrados pneus e pedaços de madeira perto do ponto da origem das labaredas.
Grupo Amaral
O conglomerado do setor de transportes foi criado por Dalmo Josué do Amaral, que se mudou para a região de Brasília ainda nos anos 1950. O empresário chegou a ser dono de 30 empresas da área e atuou no DF por décadas.
Porém, em 2013, após inúmeros casos de reclamação de usuários e descumprimento de contratos permissionários, o GDF decidiu intervir em empresas do grupo.
Na época, Valmir Amaral já controlava as companhias de transporte do pai, que acabou falecendo no ano seguinte, aos 80 anos de idade. Aos poucos, as empresas controladas pela família Amaral acabaram excluídas das licitações para o transporte público do DF, deixando as garagens do grupo repletas de ônibus velhos.
Em março de 2016, a Justiça decretou a falência da Santo Antônio Transporte e Turismo, da Rápido Girassol Transportes, da Expresso Rota Federal Transportes, da Santo Antônio de Veículos, da Rápido Santo Antônio, da Jat Aerotaxi e da Viação Valmir Amaral, todas pertencentes ao Grupo Amaral.