metropoles.com

Incêndio atinge Torre Palace Hotel, no centro de Brasília

Prédio está cercado desde junho, quando a Polícia Militar retirou os sem-teto que haviam invadido o local. Um buraco foi feito no muro e a suspeita é de que alguém conseguiu entrar no edifício

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBMDF
torre palace hotel
1 de 1 torre palace hotel - Foto: Divulgação/CBMDF

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quarta-feira (20/7) por conta de um incêndio no Torre Palace Hotel, na área central do Plano Piloto. As chamas atingiram pelo menos um dos andares do edifício, que foi desocupado há pouco mais de 40 dias. Duas faixas do Eixo Monumental, sentido Mané Garrincha, foram interditadas. O fogo foi controlado em 30 minutos. Para a corporação, não há dúvidas de que o incêndio foi criminoso.

Desde a retirada de invasores sem-teto, que ficaram cerca de oito meses no hotel desativado, um muro foi construído para evitar novas ocupações. Porém, segundo os bombeiros, foi identificado um buraco no cercamento, que pode ter sido o local utilizado para entrar na construção e incendiá-la. Desde a desocupação, a segurança do local ficou a cargo da Polícia Militar.

Logo depois que o incêndio foi controlado, a PM entrou no local para fazer uma varredura. Os policiais encontraram uma sacola com roupas limpas no primeiro andar do edifício, o que indicaria a presença de uma ou mais pessoas no hotel. Porém, ninguém foi encontrado.

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Buraco feito no muro e a sacola com roupas limpas encontrada dentro do prédio pela PM

 

Segundo o 2° tenente Lucas Cerqueira, eles também acharam um colchão no terceiro andar, onde pegou fogo. Mas que não era possível saber se ele era novo ou já estava antes: “Agora, a perícia da Polícia Civil será acionada”. Ainda de acordo com o militar, uma viatura da corporação vai ficar fixa no local, 24 horas, para impedir novas invasões.

 

Fundado em 1973, o Torre Palace Hotel foi o primeiro prédio do Setor Hoteleiro Norte. Hoje, é parte de uma disputa entre herdeiros do libanês Jibran El-Hadj, dono do prédio, morto em 2000. O prédio está abandonado desde 2013. Em outubro do ano passado, foi invadido por integrantes do Movimento Resistência Popular, depois que eles foram expulsos do Clube Primavera, em Taguatinga.

Ao todo, cerca de 200 pessoas ocuparam o local, que fica em área privilegiada, em frente ao Eixo Monumental. Palco de diversas tentativas mal-sucedidas de reintegração de posse, o hotel foi condenado pela Defesa Civil, que apontou diversas falhas graves na estrutura da construção.

Desocupação
No dia 5 de junho deste ano, a Polícia Militar invadiu o Torre Palace Hotel, por volta das 6h30, para retirar os sem-teto. Os invasores resistiram à desocupação e atearam fogo em objetos para dificultar o acesso ao edifício. O clima ficou tenso, já que existiam crianças no local, invadido desde outubro do ano passado. Os ocupantes se renderam às 7h07.

A retirada durou 37 minutos. Os sem-teto resistiram jogando tijolos, pedras e telhas. Eles chegaram a usar um fogão e um botijão de gás, incendiando materiais inflamáveis no terraço do prédio. Foram usadas várias bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes. Um dos invasores foi atingido por uma bala de borracha e ficou ferido.

A operação de desocupação custou R$ 309 mil apenas com a mobilização da Polícia Civil e da Subchefia da Ordem Pública, sem contar gastos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Os valores foram confirmados pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, que vai cobrar ressarcimento dos gastos, na Justiça, dos proprietários do imóvel.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?