metropoles.com

Incêndio em mata perto de quadra de prédio no DF assusta moradores

Fumaça logo tomou conta do céu na região, por volta das 11h. Corpo de Bombeiros combateu as chamas minutos depois

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material obtido pelo Metrópoles
Imagem colorida de um incêndio atingindo árvores
1 de 1 Imagem colorida de um incêndio atingindo árvores - Foto: Material obtido pelo Metrópoles

Um incêndio atingiu um matagal na região central de Taguatinga, na manhã desta terça-feira (20/1), por volta das 11h. O local fica na QNC 1, próximo ao Túnel Rei Pelé e à Feira dos Importados da região.

Logo após o início das chamas, a fumaça tomou conta do local. Moradores registraram o fogo se espalhando pelas árvores e se aproximando de uma quadra esportiva de um prédio, assustando moradores. Vídeos obtidos pelo Metrópoles mostram o incêndio:

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) controlou as chamas minutos depois. Ainda assim, o vento levou fumaça e fuligem às residências e comércios ao redor.

Moradores apontam que pessoas em situação de rua teriam dado início ao incidente. A reportagem questionou o CBMDF sobre as causas do incêndio. O espaço segue aberto.

Seca castiga o DF

A baixa umidade relativa do ar no DF torna os incêndios ainda mais graves. Nesta terça, o indicador deve cair para 12%, o que gera grande risco de incêndios florestais e à saúde.

Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para a tarde desta terça (20), das 14h às 17h, podendo haver prorrogação desse período.

O aviso meteorológico de grande perigo – o terceiro nível em uma escala de três – foi emitido pelo Inmet um dia depois de parte da capital do país registrar a data mais seca do ano, até agora. O instituto verificou que, na tarde dessa segunda-feira (19/8), a umidade relativa do ar geral do DF caiu para 13% e chegou à preocupante taxa de 10% na Estação Meteorológica do Gama.

A previsão da meteorologista do Inmet Andrea Ramos é que o resto da semana tenha, ao menos, alertas laranjas – o segundo da escala –, devido à variação da umidade de 13% a 20%.

Precaução

Entre as recomendações do Inmet para o período de seca, em especial nos meses de agosto e setembro, estão: beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia (das 10h às 17h).

Além de tornar os dias mais quentes e secos, a baixa umidade relativa do ar exige atenção, devido à maior incidência de doenças respiratórias na população, como sinusite e rinite alérgica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?