metropoles.com

Iges diz que alimentação em hospitais não foi afetada com paralisação

Funcionários da empresa que abastece unidades de saúde do instituto estariam sem pagamento e ameaçaram cortar fornecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/ Metrópoles
Fotografia colorida de um prédio verde e bege
1 de 1 Fotografia colorida de um prédio verde e bege - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

Apesar da paralisação dos funcionários da empresa que fornece comida aos hospitais geridos pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), a alimentação dos pacientes não foi prejudicada. Quem garante que o fornecimento seguiu normalmente nesta terça-feira (10/5) é o próprio Iges.

O instituto emitiu alerta pela manhã, depois que os funcionários da fornecedora Salutar pararam de trabalhar por falta de pagamento. Em nova nota emitida no fim da tarde, o Iges afirmou que continua acompanhando as tratativas entre funcionários e fornecedora.

“O Iges-DF informa que vem acompanhando as tratativas entre a empresa Salutar e seus empregados. Até o momento não houve falha na prestação do serviço, espera-se que não haja prejuízo quanto ao fornecimento de alimentos e de que as questões sejam resolvidas o mais rápido possível”, informou.

Apesar do pronunciamento do Iges, um informativo distribuído aos colaboradores do Hospital de Santa Maria (foto em destaque), gerido pelo instituto, pede aos funcionários que tragam alimentos de casa.

Fornecimento de refeições aos hospitais do DF está sob ameaça

“Orientamos, por segurança, aos colaboradores do plantão NOTURNO (10/05/2022) e plantão DIURNO (11/05/2022), para quem puder, tragam as suas refeições”, diz um comunicado passado pelo Whatsapp.

Outra medida adotada pelas unidades de saúde é que os acompanhantes dos pacientes poderão comprar comida e entrar no hospital, para o paciente e acompanhante.

Veja a mensagem passada aos colaboradores do Hospital de Santa Maria:

texto de whatsapp

Problemas no fornecimento

Segundo o instituto informou mais cedo, não há pendências financeiras com a empresa e busca medidas para resolver a situação emergencial. Além disso, o instituto destaca que vem tendo problemas com a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

“A fim de que não sejam prejudicados os empregados do Instituto e os pacientes internados nas unidades hospitalares, o Iges-DF estuda juridicamente possibilidades de colaborar realizando o pagamento diretamente aos empregados”, acrescentou o instituto, em nota.

No fim de abril, larvas, insetos e até mesmo pelos foram encontrados nas refeições fornecidas pela Salutar e oferecidas no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), uma das principais unidades da rede pública da capital.

Segundo o Iges-DF, a fornecedora informou que não poderá realizar o pagamento aos empregados, uma vez que a conta bancária está bloqueada judicialmente por credores e fornecedores.

Metrópoles entrou em contato com a empresa Salutar e aguarda resposta.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesdf.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?