metropoles.com

Iges-DF divulga plano de vacinação contra Covid-19 de 9 mil funcionários

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF) detalhou como será a imunização contra o coronavírus entre seus empregados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) anunciou, neste domingo (17/1), o plano de vacinação contra Covid-19 de 9 mil funcionários que atuam no combate ao novo coronavírus.

Entre os profissionais que serão imunizados, estão médicos, enfermeiros, pessoas responsáveis pelo transporte e alimentação de pacientes, pela limpeza dos espaços e outras funções desempenhadas para manter o atendimento nas unidades de saúde de acometidos pela Covid-19 e outras enfermidades.

O Iges-DF administra o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as unidades de pronto atendimento (UPAs). A entidade é mantida por repasses da Secretaria de Saúde do DF.

Servidores, colaboradores celetistas e terceirizados receberão as doses contra Covid-19. A vacina que será oferecida e a quantidade de doses ainda serão informadas pela Secretaria de Saúde do DF, que aguarda definições do Ministério da Saúde. O Iges-DF disse que vai definir a data do início da vacinação para seus colaboradores após o recebimento dessas informações.

“Estamos plenamente alinhados com o Plano Nacional de Imunização e com a Secretaria de Saúde para, dentro das normas estabelecidas pelos governos, oferecer a vacinação a nossas equipes”, pontuou o presidente do Iges, Paulo Ricardo Silva. “Com isso, vamos garantir a segurança de tantas pessoas que estão atuando no combate à pandemia e continuar prestando uma assistência de qualidade à população, sem interrupção dos nossos serviços”, assinalou.

Organização

O Iges-DF informou que estão previstas quatro salas para atender os trabalhadores: uma no Hospital de Base, uma no HRSM e mais duas em UPAs das regiões Norte e Sul.

No Hospital de Base, a vacinação deve ocorrer no pronto-socorro, em um espaço adequado, com cinco poltronas separadas por baias. Dessa forma, cinco pessoas devem receber o imunizante por vez. A previsão é de que até 600 funcionários sejam vacinados por dia, sem aglomeração.

O atendimento ocorrerá das 7h às 21h em 12 dias corridos. O superintendente do Hospital de Base, Lucas Seixas, disse que “os 10 primeiros dias estão reservados para servidores e colaboradores; o dia seguinte para os terceirizados; e o último dia para possíveis retardatários”. O horário de atendimento, a quantidade de dias de força-tarefa e a estrutura da sala de vacinação deverão ser seguidos também no HRSM e nas UPAs, de acordo com Paulo Ricardo.

O quadro de pessoal será dividido em 10 grupos para definir a ordem de atendimento. O primeiro será composto por funcionários mais velhos. Para evitar ausências em massa em uma mesma equipe caso haja algum efeito colateral, as demais fases vão incluir 10% de cada setor. “Essa estratégia pretende evitar que um setor fique desfalcado e o atendimento à população seja comprometido”, pontuou Seixas.

A segunda dose da vacina será aplicada 21 dias depois da primeira, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Quem receber o imunizante contra a Covid-19 não poderá ser vacinado para outras enfermidades no período de 30 dias antes e 30 dias depois, para evitar interações desconhecidas que ameacem a saúde. O Iges-DF destacou que essa é uma recomendação técnica.

Cadastro

O Iges-DF enviará aos colaboradores um link para que possam acessar o site e efetuar o cadastro para a vacinação.

“Assim que houver mais definições sobre os detalhes e os fluxos de atendimento, os trabalhadores serão informados por grupos de WhatsApp e e-mail, inclusive quanto à data e ao horário corretos para cada um se dirigir à sala de vacinação, evitando filas e aglomerações”, ressaltou.

Segundo o Iges-DF, não haverá gastos com contratações extras porque o instituto vai convocar voluntários entre seus funcionários para a força-tarefa dos 12 dias de vacinação contra a Covid-19 e no período posterior para aplicação da segunda dose.

“Além disso, a logística para a montagem das salas de vacinação não prevê gastos com aquisição de materiais, porque tudo será aproveitado do mobiliário já existente, como geladeiras, computadores e poltronas”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?