Iges-DF assumirá permanentemente gestão do Hospital Cidade do Sol
Localizado ao lado da UPA de Ceilândia, próximo ao Sol Nascente/Pôr do Sol, o hospital começou a operar em fevereiro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (27/8), um Projeto de Lei (PL), que confere ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) a gestão do Hospital Cidade do Sol (HSol), localizado em Ceilândia.
De autoria do Poder Legislativo, o PL altera a Lei nº 7.417, publicada em 7 de fevereiro, que conferiu temporariamente ao Iges-DF a administração do HSol “durante a epidemia de dengue”. À época, o GDF declarou situação de emergência em razão da explosão de casos da doença.
Localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, próximo ao Sol Nascente/Pôr do Sol, a unidade começou a atender pacientes em fevereiro deste ano, como um apoio para as outras unidades de saúde.
Apesar do placar de 13 a 5, houve grande discussão na votação do projeto. Contrários, os deputados distritais Gabriel Magno (PT) e Fábio Felix (PSol) já havia reafirmado posicionamento contrário à transferência.
“O hospital Cidade do Sol é de porta fechada, ou seja, é apenas um hospital de retaguarda do Iges. O paciente só é enviado para lá de ambulância pelo sistema, nenhum paciente é atendido na porta. Quando a gente começa a legitimar esse hospital, temos uma visão isolada do sistema. O problema é estrutural”, declarou Fábio uma semana antes da votação.
Gabriel Magno (PT) disse que alertou, no início do ano, que a aprovação da gestão temporária em fevereiro, levaria a uma transferência definitiva.
“Quem falou que o Iges não funcionava foi o governador, não fui eu. O Iges não tem transparência. Não fica um presidente. Já se passaram 9. Ninguém está pedindo para fechar o hospital, ninguém está pedindo para mandar embora. Eu quero aqui solidarizar e parabenizar os profissionais do Iges: os enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem. Todo mundo que está lá se esforçando. O que nós queremos acabar é com a gestão”, declarou Gabriel.
Hospital Cidade do Sol
Os serviços assistenciais fornecidos por essa unidade de saúde são exclusivos para pacientes que necessitam de internação, encaminhados de outras unidades de saúde por meio do Sistema de Regulação do Distrito Federal, ou seja, não há atendimento no regime de porta aberta à comunidade.
Atualmente, a capacidade instalada na unidade é de 60 (sessenta) leitos, que podem ser ampliados para 80 (oitenta), com uma adequação em seu projeto e aprovação na Vigilância Sanitária em Saúde do Distrito Federal, ampliando a eficiência e eficácia do Hospital Cidade do Sol (HSol) e, mitigando, em parte, a necessidade de leitos de retaguarda na rede SUS distrital.