IFB promove semana de conscientização sobre reciclagem de resíduos sólidos
A programação oferece três mil vagas para participação em rodas de conversa virtuais, oficinas temáticas e painéis
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Federal de Brasília (IFB) convida a população do Distrito Federal a participar da Semana Lixo Zero IFB – Bons Exemplos Inspiram, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e com a Secretaria de Turismo (Setur).
O evento, iniciado na terça-feira (8/12), vai até o dia 13 de dezembro, em Brasília, transmitido on-line pela TV IFB e pelo canal Instituto Lixo Zero.
A programação oferece três mil vagas para participação em rodas de conversa virtuais, oficinas temáticas e painéis, totalmente gratuitas, sobre soluções e inspirações para a questão dos resíduos sólidos, desenvolvida pela comunidade dos IFs de todo o país.
Serão apresentados trabalhos de pesquisadores do IFB e de outros parceiros da Rede Federal selecionados, como do Centro Federal de Ensino Tecnológico no Rio de Janeiro (CEFET/RJ), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN) sobre os três principais eixos temáticos nas áreas de Economia Circular, com projetos que envolvem a lógica produtiva linear para perspectiva de lógica circular; de Resíduos Sólidos – Soluções Socioambientais, com práticas inovadoras na disposição, destinação, reciclagem, reutilização e incorporação de resíduos sólidos em geral; e Plásticos. Sobre a utilização do plástico pela sociedade, entendendo plástico como polímeros de origem fóssil ou não renovável.
As oficinas serão ministradas por parceiros e professores do Instituto Federal de Brasília que atuam com mais de 42 projetos na área ambiental, nos dez campi do DF.
Atividade
A iniciativa do Instituto Lixo Zero percorreu este ano 175 cidades.
Entre alguns dados, estão mais de 6.926 empresas parceiras, 33 mil pessoas mobilizadas nas ações; 423 webinário; 73 rodas de conversa; 93 palestras e; efetivados 130 pontos de coleta/drive thru, recolhendo mais de 218L de óleo de cozinha e aproximadamente 37.343 toneladas de resíduos.