IFB abre 2,3 mil vagas para cursos gratuitos. Veja como se inscrever
A seleção será por meio de sorteio eletrônico. As aulas estão previstas para iniciar em 4 de abril de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Federal de Brasília (IFB) abriu inscrições, nesta segunda-feira (13/12), para o processo seletivo do primeiro semestre de 2022 com mais de 2,3 mil vagas em cursos técnicos gratuitos.
As vagas serão para as unidades do IFB em Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. As aulas estão previstas para iniciar em 4 de abril de 2022.
Faça sua inscrição clicando aqui
A seleção será por meio de sorteio eletrônico, e o resultado ficará disponível no site do IFB, em 11 de fevereiro de 2022. As oportunidades são para os estudantes do ensino médio, alunos da educação de jovens e adultos ou pessoas que já concluíram os estudos.
Confira o edital completo aqui
Cursos técnicos integrados ao ensino médio:
São 896 vagas destinadas aos estudantes que tenham concluído o ensino fundamental e que vão ingressar no ensino médio. É preciso ter menos de 18 anos.
Os cursos são: informática, eventos, eletrônica, segurança do trabalho, alimentos, química, manutenção automotiva, meio ambiente, agropecuária, produção de áudio e vídeo, cozinha, hospedagem, controle ambiental, design de móveis, administração, desenvolvimento de sistemas educacionais e eletromecânica.
Cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de jovens e adultos (Proeja):
São 320 vagas destinadas aos estudantes com mais de 18 anos, que tenham concluído o ensino fundamental e que não tenham o ensino médio.
Os cursos ofertados para esta modalidade são: meio ambiente, administração, produção de áudio e vídeo, restaurante e bar, edificações, secretariado e artesanato.
Curso técnico subsequente e concomitante em regime de alternância:
Podem se inscrever pessoas que moram na área rural e têm o ensino médio completo (subsequente), ou estão cursando o ensino médio (concomitante).
São 50 vagas para o curso de agroindústria, que serão ofertadas no campus Planaltina.
Inscrições para curso técnico subsequente (presencial e à distância):
São 1.139 vagas ofertadas para pessoas que concluíram o ensino médio.
Os cursos ofertados são: eventos, desenvolvimento de sistemas, administração, serviços públicos, equipamentos biomédicos, eletrônica, manutenção automotiva, logística, agropecuária, produção de áudio e vídeo, gastronomia, panificação, controle ambiental, edificações, secretaria escolar, secretariado, desenvolvimento de sistemas educacionais, eletromecânica, manutenção e suporte de informática e vestuário.