Idosos no DF poderão se vacinar por drive-thru a partir desta terça. Veja os locais
Os postos serão instalados no Parque da Cidade, no Pontão do Lago Sul, na Faculdade Unieuro de Águas Claras e em três UBS’s
atualizado
Compartilhar notícia
A partir da próxima terça-feira (2/2), os idosos do DF contarão com seis pontos de vacinação contra a Covid-19 por drive-thru. Além disso, será reativado o Telecovid, a central telefônica em que pacientes do Home Care privado, pessoas com 80 anos ou mais e com dificuldade de locomoção poderão agendar a vacinação em casa.
O horário de funcionamento será das 8h às 17h, sem intervalo de almoço. Os postos por drive-thru serão instalados no Parque da Cidade, no Pontão do Lago Sul, em Águas Claras na Faculdade Unieuro, na UBS 5 de Planaltina, UBS 1 de Sobradinho I e UBS 2 de Sobradinho II.
Excepcionalmente nesta segunda-feira (1º/2), a vacinação nas três UBSs mencionadas não ocorrerão dentro do carro e as pessoas precisarão entrar no prédio. Na terça, será pela modalidade drive-thru. Os pacientes do Home Care assistidos pela Secretaria de Saúde (SES) estão sendo vacinados pelas equipes da pasta.
“Mapeamos os locais de maior público idoso e distribuímos de forma estratégica seis locais de vacinação pelo sistema drive-thru, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento, garantindo mais segurança e agilidade no processo”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
A inclusão da modalidade drive-thru acontece após a Central Judicial do Idoso (CJI) enviar ofício à SES requerendo informações sobre como será realizada a vacinação contra a Covid-19 aos idosos acima de 80 anos.
A preocupação da central é que aconteçam aglomeração e grandes filas durante a vacinação, colocando em risco os integrantes dessa faixa etária.
A CJI exigiu a adoção imediata de medidas efetivas para facilitar o fluxo da vacinação aos idosos, sugerindo alternativas como o sistema de drive-thru ou o agendamento prévio por aplicativos.