metropoles.com

Idosos com 75 anos ou mais já podem agendar vacinação no DF

O agendamento começou às 17h desta quarta. A estimativa é imunizar 9.364 pessoas nessa faixa etária, a partir de quinta-feira (4/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação na Unieuro, em Águas Claras
1 de 1 Vacinação na Unieuro, em Águas Claras - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após a chegada de 26,2 mil novas doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o GDF vai iniciar a imunização de idosos a partir de 75 anos, conforme antecipou a coluna Grande Angular do Metrópoles. O agendamento para as pessoas dessa faixa etária começou às 17h desta quarta-feira (3/3).

Desde esse horário, estão abertas as vagas para imunização na quinta-feira (4/3) e na sexta-feira (5/3), pelo site de vacinação da pasta e pelo Disque Saúde 160, opção 6. A expectativa da Secretaria de Saúde é que 9.364 pessoas com mais de 75 anos sejam contempladas.

O dado da estimativa populacional é da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A imunização continua para os integrantes do grupo prioritário já selecionado, mas que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose.

A vacinação nos drives-thrus acontecerá exclusivamente mediante agendamento. Nas unidades básicas de saúde (UBSs), haverá a possibilidade de receber o imunizante sem marcação de horário, porém, a Secretaria de Saúde recomenda que a população acesse a plataforma e estipule a data de aplicação, a fim de evitar filas e aglomerações.

Pontos de vacinação

A partir desta quinta-feira (4/3), a vacinação na Policlínica do Lago Sul e na UBS 5 de Ceilândia (localizada na QNM 16) será exclusivamente por drive-thru. Além disso, a Unidade Básica de Saúde 3 de Ceilândia, na QNM 15, passa a integrar a lista de unidades participantes da campanha.

Ao todo, são 43 pontos – 13 deles, por drive-thru. A lista completa pode ser consultada aqui.

Vacina DF

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no DF no dia 19 de janeiro. Até terça-feira (2/3), a Secretaria de Saúde já tinha imunizado 143 mil pessoas do grupo prioritário com a primeira dose. Desse total, 52.680 receberam a segunda aplicação.

Foram disponibilizadas ao Distrito Federal, em cinco remessas, 199.760 doses da fórmula Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac –, e 67 mil doses da vacina Covishield, em dois lotes – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.

Cerca de 5% das vacinas são reservadas tecnicamente, para repor eventuais perdas. A fórmula Coronavac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Por isso, metade das unidades recebidas são destinadas à segunda aplicação. Já com o imunizante de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias.

Ambas as fórmulas requerem aplicação de duas doses para imunização. Neste momento, está sendo administrada a segunda dose apenas àqueles que tomaram a Coronavac. Os primeiros vacinados com a Covishield começam a receber o reforço no fim do mês de abril.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?