Idosos com 75 anos ou mais já podem agendar vacinação no DF
O agendamento começou às 17h desta quarta. A estimativa é imunizar 9.364 pessoas nessa faixa etária, a partir de quinta-feira (4/3)
atualizado
Compartilhar notícia
Após a chegada de 26,2 mil novas doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o GDF vai iniciar a imunização de idosos a partir de 75 anos, conforme antecipou a coluna Grande Angular do Metrópoles. O agendamento para as pessoas dessa faixa etária começou às 17h desta quarta-feira (3/3).
Desde esse horário, estão abertas as vagas para imunização na quinta-feira (4/3) e na sexta-feira (5/3), pelo site de vacinação da pasta e pelo Disque Saúde 160, opção 6. A expectativa da Secretaria de Saúde é que 9.364 pessoas com mais de 75 anos sejam contempladas.
O dado da estimativa populacional é da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A imunização continua para os integrantes do grupo prioritário já selecionado, mas que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose.
A vacinação nos drives-thrus acontecerá exclusivamente mediante agendamento. Nas unidades básicas de saúde (UBSs), haverá a possibilidade de receber o imunizante sem marcação de horário, porém, a Secretaria de Saúde recomenda que a população acesse a plataforma e estipule a data de aplicação, a fim de evitar filas e aglomerações.
Pontos de vacinação
A partir desta quinta-feira (4/3), a vacinação na Policlínica do Lago Sul e na UBS 5 de Ceilândia (localizada na QNM 16) será exclusivamente por drive-thru. Além disso, a Unidade Básica de Saúde 3 de Ceilândia, na QNM 15, passa a integrar a lista de unidades participantes da campanha.
Ao todo, são 43 pontos – 13 deles, por drive-thru. A lista completa pode ser consultada aqui.
Vacina DF
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no DF no dia 19 de janeiro. Até terça-feira (2/3), a Secretaria de Saúde já tinha imunizado 143 mil pessoas do grupo prioritário com a primeira dose. Desse total, 52.680 receberam a segunda aplicação.
Foram disponibilizadas ao Distrito Federal, em cinco remessas, 199.760 doses da fórmula Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac –, e 67 mil doses da vacina Covishield, em dois lotes – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.
Cerca de 5% das vacinas são reservadas tecnicamente, para repor eventuais perdas. A fórmula Coronavac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Por isso, metade das unidades recebidas são destinadas à segunda aplicação. Já com o imunizante de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias.
Ambas as fórmulas requerem aplicação de duas doses para imunização. Neste momento, está sendo administrada a segunda dose apenas àqueles que tomaram a Coronavac. Os primeiros vacinados com a Covishield começam a receber o reforço no fim do mês de abril.