Idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos graves serão os primeiros a tomar 3ª dose no DF
Ainda não há data definida para início da aplicação de terceira dose, mas a expectativa é que o cronograma comece a partir de 15 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde anunciou quem serão os primeiros no Distrito Federal a receberem a terceira dose do imunizante contra a Covid-19. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, serão vacinados idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses e imunossuprimidos graves que concluíram o ciclo de imunização há pelo menos 28 dias.
Ainda não há data definida para o início da aplicação de terceira dose, mas, segundo o subsecretario de Vigilância à Saúde, Divino Valero, a expectativa é que a medida possa ser implementada a partir de 15 de setembro. “Temos a expectativa de envio de novas doses a partir do dia 15. Pode ser que chegue dia 16, 17, e aí nós vamos anunciar o dia e como vai funcionar”, explica.
A partir da chegada dessas novas doses previstas, a ideia da pasta é atuar em três frentes: adiantamento da segunda dose, redução da faixa etária do público-alvo e aplicação de reforço da vacina. “Estamos aguardando o envio dessas doses para fazer essa ampliação com mais segurança”, diz o subsecretário.
Mais de 33 mil pessoas tomaram a segunda dose no primeiro dia
No primeiro dia da antecipação das fórmulas Pfizer-BioNTech e AstraZeneca para quem tem a segunda dose marcada no cartão de vacinação até 24 de setembro, 33.622 pessoas completaram o ciclo de imunização. Para receber o fármaco, basta comparecer à unidade de saúde mais próxima que administre doses contra a Covid-19, e levar documento de identidade com foto e cartão de vacina. Ainda na quarta-feira (8/9), outras 1.464 pessoas receberam a primeira dose e 424 a dose única.
A antecipação da segunda dose foi anunciada pelo secretário de Saúde, general Pafiadache, em coletiva de imprensa na última segunda-feira (6/9). Conscientes de que haveria um aumento na procura por imunizantes a partir do anúncio, os pontos de vacinação se prepararam para atender à demanda. De acordo com o gerente substituto da UBS 2 do Cruzeiro Velho, Leandro Silva, a expectativa era receber cerca de mil pessoas nessa quarta. O imunizante ofertado para segunda dose no local é o da Pfizer.
“Se você recebeu a primeira dose da vacina Pfizer, venha até a unidade com um documento de identidade que possua o número do CPF. Estamos vacinando também os adolescentes com a primeira dose desta vacina”, convida o gerente da unidade.
Os pontos de imunização de primeira e segunda doses podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.