metropoles.com

Idoso de 81 anos com fêmur quebrado aguarda por cirurgia: “Definhando”

Emidio Silveira caiu no chão ao se desequilibrar em casa. Depois de ser liberado pelo médico, precisou retornar para aguardar cirurgia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Idoso HRC (1)
1 de 1 Idoso HRC (1) - Foto: null

A família de um idoso, de 81 anos, denuncia que o paciente está internado há um mês no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) à espera de uma cirurgia ortopédica, após fraturar o fêmur. Emidio Silveira (foto em destaque) caiu em 30 de outubro, dentro de casa, e não consegue mais andar.

Segundo a filha de Emidio, Ediane Maria da Silveira Cavalcanti, 47, o sofrimento começou quando o pai caiu ao se desequilibrar. A moradora de Ceilândia levou o pai ao hospital, mas o idoso foi liberado pelo médico no mesmo dia.

“A negligência começou quando o médico ortopédico liberou meu pai para voltar para casa. O médico viu o Raio-X, a fratura estava visível, mas ele não percebeu e disse que meu pai estava bem. Isso fez com que só agravasse mais o caso”, comenta Ediane.

Depois de 17 dias, a mulher levou o pai a um hospital particular para refazer o exame de imagem. Com o diagnóstico de fratura grave, Emidio retornou ao HRC, em 17 de novembro, para aguardar a cirurgia ortopédica. Desde então, segue internado.

“Meu pai teve um surto neurológico, porque ele quer ir para a casa. Ele não entende essa demora toda para a cirurgia, nem nós entendemos. Queremos saber até quando vai ser assim? Meu pai vai ter que morar no hospital agora? Ele está definhando por conta dessa situação na rede pública”, lamenta a professora.

Nesta segunda-feira (19/12), Emidio tinha um exame marcado no Hospital das Forças Armadas (HFA) para analisar os riscos cirúrgicos, mas não havia ambulância para transportar o idoso até a consulta. Agora, ele terá de remarcar os exames.

O que diz a Saúde

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF esclareceu que o paciente está aguardando a realização de um ecocardiograma para completar o risco cirúrgico e ser marcada a cirurgia.

“É importante destacar que, por se tratar de um paciente idoso, é necessário que todos os exames sejam avaliados por especialistas a fim de diminuir os riscos de um procedimento cirúrgico”, escreveram.

A pasta ressaltou que, enquanto aguarda, o paciente está sendo assistido pela equipe médica do hospital, de acordo com seu quadro clínico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?