Idosa escreve carta de socorro e deixa 4 gatos em porta de veterinário
Felinos foram encontrados dentro de caixas de transporte na frente de clínica veterinária em Ceilândia, na manhã deste sábado (2/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O dono de uma clínica veterinária localizada na QNM 1 de Ceilândia foi surpreendido ao encontrar quatro gatos dentro de caixas de transporte, com uma carta escrita à mão, na porta do estabelecimento dele, na manhã deste sábado (2/3).
Os felinos foram abandonados por uma senhora não identificada durante a madrugada. Na carta deixada por ela, a idosa relata ter 90 anos e diz estar em uma “situação crítica”.
“Infelizmente hoje estou em uma situação crítica e de pouco espaço. Não consigo adoção porque [os gatos] já são adultos, então resolvi deixar aí para alguém conseguir uma família para eles. Por favor, alguém consiga um lar para eles. Obrigada”, escreveu a idosa na carta.
Veja imagens dos gatos:
Ao Metrópoles o veterinário e proprietário do Hospital Veterinário Animais DF, Luiz Alberto Gomes, contou que os gatos foram abandonados dentro de duas caixas. Além da carta de socorro, a ex-tutora deixou um outro papel com informações sobre idade e nome de cada um deles.
“São quatro gatos. Duas fêmeas e dois machos. As idades deles variam entre 7 e 15 anos. Segundo consta na carta, os animais são castrados, mas ainda não estão vacinados”, detalhou Luiz.
Os felinos estão passando por exames de sangue e de imagem para averiguar o estado de saúde deles. “Tem um que está resfriado. Estamos esperando o resultado dos exames para fazer o tratamento correto. Por enquanto, eles vão ficar em uma espécie de quarentena antes de colocarmos em um lar temporário”, comenta.
Apesar de ser uma clínica veterinária e realizar diversas ações sociais, o espaço não comporta hospedagem de animais. “Por enquanto, vamos dar todo o suporte para depois colocá-los para adoção”, diz o veterinário.
De acordo com o veterinário, o ideal seria que esses gatos fossem adotados por um mesmo tutor. “Pelo que sabemos, eles sempre foram criados juntos e estão acostumados a viver assim. Separá-los agora poderia acarretar problemas de saúde neles”, explica.
Sensibilizado com o pedido de socorro da idosa, Luiz disse que optou por não registrar ocorrência policial em razão do abandono neste caso. “É sempre importante lembrar que abono de animais é crime. É importante que as pessoas se conscientizem e procurem ajuda para fazer uma doação legal”, orienta.
Caso alguém tenha interesse em adotar os quatro gatos ou ajudar com o tratamento deles, pode entrar em contato com a clínica pelo Instagram @animaisdf ou pelo WhatsApp 61 3372-4033.