Idosa que aguardava por UTI consegue vaga após 9 dias na fila
Idosa Nair Villa Verde Garcia, 85 anos, esperava cumprimento de decisão judicial, havia 9 dias, de transferência para leito de UTI
atualizado
Compartilhar notícia
A idosa Nair Villa Verde Garcia, 85 anos, recebeu, na tarde desta quarta-feira (7/6), autorização de transferência para um leito de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital São Mateus, no Cruzeiro.
A paciente estava internada em um box emergencial do Hospital da Região Leste, no Paranoá, após contrair uma bactéria hospitalar. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) cumpriu decisão judicial de transferir a paciente para leito de UTI após 9 dias de espera.
“Que proceda a internação da parte autora em Unidade de Terapia Intensiva, de hospital público com suporte que atenda às suas necessidades, devendo a ordem de internação em leitos de UTI seguir os critérios técnicos de prioridade clínica definidos pela Central de Regulação de Internação Hospitalar (CRIH) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, inclusive avaliando-se a possibilidade de internação na rede particular contratada e não contratada”, informa a decisão judicial.
Nair havia dado entrada na unidade hospitalar do Paranoá para tratar de uma ulcera no tornozelo, no início de maio, mas o quadro de saúde se agravou.
Uma nefrologista da unidade informou à Ednalva Fernandes Costa de Morais, 66, sobrinha de Nair sobre a transferência. “Saiu a vaga dela, graças a Deus. Fui checar com um enfermeiro e ele confirmou”.