Idealizador de Águas Claras, arquiteto Paulo Zimbres morre aos 86 anos
O professor aposentado da UnB deixa assinatura em importantes projetos e construções, como o Centro Administrativo do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Idealizador da região administrativa de Águas Claras, o arquiteto Paulo de Melo Zimbres (1933-2019) faleceu na madrugada desta segunda-feira (03/06/2019), em Brasília, aos 86 anos. Foi do mineiro de Ouro Preto também a autoria do projeto do Setor Noroeste, conhecido como o bairro ecológico do DF. Radicado na capital há várias décadas, Paulo Zimbres integrava a geração de arquitetos brasileiros conhecidos pelo trabalho com o concreto, mesma escola de Oscar Niemeyer. A família não divulgou a causa da morte.
Paulo Zimbres graduou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), em 1960. Teve projetos reconhecidos em bienais, salões e concursos públicos. Era docente aposentado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB). Entre os projetos mais conhecidos, estão a reitoria da própria UnB e o edíficio-sede da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb-DF). Atualmente, o especialista estava envolvido em projetos coordenados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF).
Ex-secretário de Cultura do DF, o jornalista Silvestre Gorgulho afirmou que a atuação de Zimbres está profundamente ligada ao urbanismo e à expansão de Brasília. “Tem a assinatura dele em vários projetos importantes, inclusive o do Centro Administrativo do DF. Ele tinha uma cabeça criativa e sustentável. Águas Claras foi, por exemplo, uma solução genial para moradia da classe média”, disse.