metropoles.com

Ibram lança sistema para comunicação de corte de árvore via internet

Até então pedido só podia ser feito presencialmente. Para fazer solicitação é preciso se cadastrar no site da autarquia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Corte-árvore-410-Norte
1 de 1 Corte-árvore-410-Norte - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Moradores do Distrito Federal não precisarão mais ir presencialmente ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para solicitar o corte de árvores. A autarquia lançou nesta quinta-feira (1º/7) um sistema que permite a comunicação do corte pela internet.

O serviço chamado “Sistema de Comunicação do Corte de Árvores Isoladas Nativas do Brasil (CCAI)” está disponível no site do Ibram. Para fazer a solicitação de autorização é preciso estar cadastrado no aplicativo e informar login e senha no momento do acesso.

O pedido on-line poderá ser feito, por exemplo, por donos de lotes regularizados que precisem retirar esse tipo de vegetação para a realização de obras em seus terrenos.

“O sistema recepcionará ainda os casos de pagamento de compensação florestal, os casos de árvores tombadas para as quais deve ser feita a compensação florestal também, entre outros”, afirmou a diretora de Licenciamento (Dilam VI), Juliana de Castro Freitas.

Ela ressalta que o CCAI foi criado para atender ao decreto distrital nº 39.469/2018, que dispõe sobre a autorização de supressão de vegetação nativa, compensação florestal, manejo da arborização urbana em áreas verdes públicas e privadas e a declaração de imunidade ao corte de indivíduos arbóreos situados no DF.

Pelo decreto, o Ibram deve disponibilizar um formulário na internet para que essas comunicações sejam feitas. O sistema também oferece melhor controle das informações e dados pela autarquia.

O aplicativo foi desenvolvido pela Gerência de Sistema da Unidade de Tecnologia e Gestão da Informação Ambiental (Ugin). O lançamento contou com a parceria da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam). Ambos os setores são parte da estrutura do Ibram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?