metropoles.com

Ibram contratará 145 brigadistas para combate a incêndios florestais

Interessados em participar do processo seletivo devem ficar atentos à abertura do edital para contratação, no site do instituto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Agência Brasília
Brigadistas em mata
1 de 1 Brigadistas em mata - Foto: Arquivo/Agência Brasília

Em atenção ao decreto nº 41.783, que determina estado de emergência ambiental no âmbito do Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) destinou crédito suplementar de R$ 3 milhões ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O valor será usado na contratação temporária de brigadistas florestais, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de ferramentas necessárias para prevenção e o combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação do DF.

De acordo com o superintendente de Administração Geral (Suag) do instituto, Ricardo Roriz, está prevista a contratação de 145 profissionais para atuarem durante o período de estiagem de 2021. “Já elaboramos a minuta do edital. A contratação está prevista no mês de junho”, disse.

Segundo a Suag, o recurso também será utilizado para a compra de ferramentas agrícolas utilizadas no combate a incêndios, tais como roçadeiras, sopradores e abafadores. “A gente consegue perceber que é fundamental essa atividade preventiva na redução do número de focos de fogo e a dimensão das áreas queimadas”, afirmou Ricardo Roriz.

3 imagens
São 145 vagas temporárias
A contratação é para o período de estiagem no DF
1 de 3

ICMBio tem vagas para atuação na prevenção e combate a incêndios florestais

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

São 145 vagas temporárias

Divulgação Ibram/DF
3 de 3

A contratação é para o período de estiagem no DF

Daniel Ferreira/Metrópoles
Requisitos

Os interessados em participar do processo seletivo devem ficar atentos à abertura do edital para contratação, no site do instituto, e quanto à qualificação necessária. Exige-se curso de brigadista florestal, ministrado por entidade competente.

As medidas adotadas pelo instituto integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que determina a execução de ações necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos dos incêndios florestais no período de seca.

O PPCIF funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam proteger o Cerrado. O plano conta com uma estratégia de ação própria e possui como princípios a integração e a cooperação mútua entre as instituições que o compõem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?