Ibram concede licenças para produção da vacina Sputnik V no DF
Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que era importado poderá ser fabricado no Distrito Federal a partir de agora
atualizado
Compartilhar notícia
A União Química, indústria responsável por trazer a vacina russa Sputnik V para o Brasil, recebeu duas autorizações do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para permitir a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) no DF. Tratam-se da Autorização Ambiental (AA) e Licença de Operação (LO).
A empresa, com fábrica instalada em Santa Maria, poderá mudar a planta industrial para receber a nova produção com a AA. Já a LO, passa a autorizar a fabricação de produtos farmacêuticos e veterinários.
O trabalho foi conduzido conforme previsão do Decreto nº40.613/2020 e Resolução CONAM nº 01/2020. Dessa forma, o processo continua sendo acompanhado, principalmente nos próximos seis meses, com o objetivo de garantir que a indústria tenha a capacidade e regularidade ambiental para produção do IFA, que atualmente é importado de outros países.
Apesar de não autorizar a fabricação da vacina, competência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as licenças ambientais são fundamentais para o andamento do processo.