metropoles.com

IBGE: 13% dos moradores do DF vivem em casas com mais de 10 cômodos

De acordo com o Censo Demográfico 2022, realizado pelo IBGE, cerca de 13% dos brasilienses vivem em grandes imóveis com mais de 10 cômodos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
PCDF investiga onda incomum de furtos em mansões do Lago Sul
1 de 1 PCDF investiga onda incomum de furtos em mansões do Lago Sul - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Cerca de 13% dos brasilienses vivem em grandes residências com mais de 10 cômodos. O número representa mais que o dobro da média nacional e coloca o Distrito Federal como a unidade da Federação com a maior taxa de todo o país. Os dados são do Censo Demográfico 2022 , divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quinta-feira (12/12).

O segundo estado com maior proporção é Minas Gerais, que estava 5 pontos percentuais atrás, com 8% da população residindo em domicílios com 10 cômodos ou mais. Já a localidade a registrar a menor proporção nesse indicador foi o Acre, com 1,8%.

O Distrito Federal também é o local com a maior taxa de residências alugadas em todo o país. Segundo o IBGE,  30,1% dos imóveis são ocupados por meio de pagamento de aluguel. Os dados são referentes à realidade de 2022.

A capital do país ainda apresenta destaque em outros índices: 95% das casas e dos apartamentos são construídos em alvenaria. Os brasilienses são os que estão mais conectados em suas residências. Mais de 96% dos imóveis têm acesso à internet. Em 2022, 89,4% da população brasileira residia em domicílios com acesso aos espaços virtuais.

470 mil brasileiros moram em casas de apenas um cômodo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou que, ao longo das últimas décadas, aumentou o número de cômodos nas residências brasileiras. Ainda assim, segundo o Censo Demográfico 2022, 470 mil pessoas moram em domicílios de apenas um cômodo, correspondendo a 0,2% da população residente em domicílios particulares permanentes.

Outras 3 milhões de pessoas, o equivalente a 1,5% da população, residem em domicílios com dois cômodos. Os domicílios de três cômodos abrigam 5,3% da população, os de quatro cômodos servem de moradia a 13,5%, e os de cinco cômodos, a 29,2%.

Os domicílios compostos de seis a nove cômodos abrigam a maior parte da população, 44,4%, ao passo que os 5,9% restantes residem em domicílios com 10 cômodos ou mais.

Os cômodos são contabilizados como todos os espaços cobertos por um teto e limitados por paredes (construção vertical que permite limitar, dividir ou vedar espaços) que sejam parte integrante do domicílio, inclusive banheiro e cozinha. Não são considerados cômodos os corredores, as varandas e as garagens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?