Ibaneis volta a defender FCDF e diz que mudança “não faz sentido”
Pelas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha (MDB) frisou que todas as capitais da República “sempre foram mantidas pela União”
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a defender a manutenção do Fundo Constitucional do DF (FCDF). Pelas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou que “não faz sentido” a proposta da União de mudar a forma de calcular o reajuste anual do fundo.
A proposta faz parte do pacote de corte de gastos apresentado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O texto está na Câmara dos Deputados e deve ser votado com urgência. Desde a apresentação da mudança, Ibaneis e diversos parlamentares do DF tentam apoio para reverter a situação.
A mudança limita que o crescimento do fundo acompanhe a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O valor destinado ao fundo atualmente é corrigido pela variação da receita corrente líquida da União.
“Temos um histórico de que todas as capitais da República sempre foram mantidas pelo governo federal, desde o Estado da Guanabara. Não faz sentido, agora, no contexto da verdadeira política e do pacto federativo, impor à capital da República uma mudança que alterará o Fundo Constitucional e prejudicará o Distrito Federal”, escreveu Ibaneis nas redes sociais.