Ibaneis vistoria obras do Túnel de Taguatinga: “40% concluídas”
Governador Ibaneis esteve no local na manhã desta terça-feira (31/8). A construção custa R$ 275,7 milhões e gera 1,7 mil empregos
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) acompanhou, na manhã desta terça-feira (31/8), o início da concretagem da laje do Túnel de Taguatinga. Iniciada em julho de 2020, a obra tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022. Atualmente, ela está 40% concluída.
A construção custa R$ 275,7 milhões e gera 1,7 mil empregos. Segundo o governador, os serviços vão beneficiar cerca de 40 mil motoristas. O túnel deve desafogar o trânsito da região e reduzir o tempo de deslocamento em, pelo menos, 25 minutos.
“Nós hoje estamos com 40% da obra concluída, vem uma fase muito importante, que é a concretagem das lajes. São duas etapas, uma vindo no sentido Ceilândia – Taguatinga, e outra [no sentido] Taguatinga – Ceilândia. Para cada laje dessa concretada são em torno de 30 caminhões de concreto. E o gostoso de se ver é o andar da obra, a velocidade com que ela está transcorrendo. A gente sabe da importância desse túnel para a região de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol, toda essa região beneficiada”, afirmou Ibaneis.
“Quem é morador de Taguatinga sabe a importância dessa obra. São mais de 20 anos que se aguardava pela realização desse túnel e agora ele se desenrola com muita velocidade”, completou.
A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
Chuvas
Segundo Ibaneis Rocha, a chegada das chuvas não deve atrapalhar o andar das obras, uma vez que os serviços estão avançados. “A fase está bem avançada. A questão das chuvas não vai atrapalhar, porque já vamos estar com isso tudo concretado, com a parte das lajes toda pronta, o que diminui o impacto das chuvas na obra”, informou.
Ainda de acordo com o chefe do Executivo local, as próximas fases após a concretagem das lajes são: “afundamento do túnel, fazer a laje debaixo e cuidar da parte aqui de cima”.
“Só de moradores nessa região nós temos em torno de 1,2 milhão de habitantes e o calculo é entre 35 mil e 40 mil motoristas que circulam aqui todos os dias”, comentou.
“Previsão é o primeiro semestre do próximo ano a gente estar com ela toda funcionando. Inclusive, a parte aqui de cima terá um boulevard muito bonito que vai valorizar bastante a vida do taguatinense e de toda a população dessa região. Vamos trabalhar muito para que a gente possa fazer essas entregas o mais rápido possível”, pontuou o governador.