metropoles.com

Ibaneis visita obras de fazenda que vai abrigar comunidade terapêutica

As obras da comunidade terapêutica de tratamento de dependentes químicos acontecem em terreno cedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF)

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Metrópoles (@brenoesakifoto)
Foto colorida de homem careca expressão de pesar
1 de 1 Foto colorida de homem careca expressão de pesar - Foto: Breno Esaki/Metrópoles (@brenoesakifoto)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), visitou, na manhã desta sexta-feira (6/9), a obra de construção da Fazenda da Esperança, na BR-070, no Incra 9, em Ceilândia.

A assinatura da licença ambiental que autorizou o início das obras da comunidade terapêutica de tratamento de dependentes químicos, em terreno cedido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), ocorreu em 2023.

“Nós organizamos esse terreno e eles terão todas as condições de fazer as edificações para fazer esse acolhimento. O trabalho da Fazenda Esperança é reconhecido mundialmente e tem o índice de recuperação de acolhidos muito grande”, disse.

“É um percentual acima de outras clínicas terapêuticas”, destacou Ibaneis. “Fico muito orgulhoso desse trabalho que a gente faz e sabemos que vamos atingir muita gente com necessidade de tratamento.”

A obra vai ampliar a atuação da Fazenda da Esperança, que até então só atendia mulheres em recuperação do vício das drogas e do alcoolismo na sede em Brazlândia.

O novo espaço será voltado para o acolhimento de homens e terá capacidade para até 130 acolhidos, que terão acesso a tratamento gratuito.

O espaço de 35 hectares, localizado na zona rural de Ceilândia, foi cedido após a assinatura do termo de cessão de uso pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) ao Distrito Federal, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

Fazenda da Esperança

Presente em 26 países, o projeto da Fazenda da Esperança tem 164 unidades espalhadas por todo o mundo e recuperou mais de 70 mil homens e mulheres.

No DF, há atualmente uma casa feminina, localizada em Brazlândia, onde mulheres passam pelo processo de reabilitação. A Fazenda da Esperança abriga pessoas com idade entre 18 e 59 anos.

O processo de recuperação adotado pela entidade tem 12 meses de duração e contempla três aspectos determinantes: o trabalho como processo pedagógico; a convivência em família; e a espiritualidade para encontrar o sentido da vida.

Queimadas

Questionado sobre as queimadas no Distrito Federal, o chefe do Palácio do Buriti afirmou que o Governo do DF (GDF) trabalha para combater os incêndios.

“Desde o ano passado nós trabalhamos com a contratação de brigadistas e temos o melhor Corpo de Bombeiros Militar do Brasil. Estamos vivendo uma das piores secas da história do país nas mais diversas áreas e, graças a Deus, a nossa equipe de brigadistas e do CBMDF combateram os incêndios, como o da Floresta Nacional de Brasília (Flona). Também fazemos todo o monitoramento para diminuir os efeitos da seca”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?