Ibaneis visita obra da nova sede do TRF1 no Distrito Federal
O novo prédio do TRF-1, localizado na Quadra 5 do Setor de Administração Federal Sul, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), visitou a obra da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1), na manhã desta quarta-feira (5/6).
A visita foi acompanhada pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), pelo presidente do TRF-1, desembargador João Batista Moreira, além do presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite.
“Essa obra estava abandonada há mais de 10 anos. É uma obra muito importante para a cidade e para o conjunto urbanístico, de Oscar Niemeyer, num setor muito importante. Sem contar que nós temos uma Justiça Federal muito ativa que ajuda a população do Distrito Federal”, destacou Ibaneis.
O governador explicou que os recursos para a construção da nova sede do TRF-1 são da União e a Novacap fará o suporte técnico da obra. A parceria foi firmada entre o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Governo do Distrito Federal (GDF), em novembro do ano passado.
“Já retomamos as obras e temos uma segunda fase de licitação que deve ocorrer até setembro. A gente espera num prazo de quatro anos poder entregar esse prédio completo para a cidade do Distrito Federal”, acrescentou o governador.
“Tenho certeza que com essa parceria esta obra será concluída, pode ser em quatro anos, ou três anos, o tempo que for, o importante é que ela esteja em andamento e vai ficar pronta”, afirmou a ministra Maria Thereza de Assis Moura.
“O TRF-1, hoje, tem cinco prédios espalhados por Brasília. Essa unidade está atualmente instalada no prédio do antigo Tribunal Federal de Recursos (TFR), de modo que há essa necessidade urgente da nova instalação”, disse o desembargador João Batista Moreira.
Investimento
O novo prédio do TRF-1, localizado na Quadra 5 do Setor de Administração Federal Sul, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Com 164.301,71 m² de área construída, a sede é dividida em quatro blocos.
Serão investidos R$ 18,9 milhões na consultoria e no gerenciamento dos trabalhos. Outros R$ 850 milhões, originários do Poder Judiciário, vão custear a finalização da construção.
O Bloco A é destinado aos gabinetes dos desembargadores; o B, ao plenário. O Bloco C será ocupado pelas salas de sessão, enquanto o D abrigará o setor administrativo.
De acordo com a Novacap, as estruturas dos blocos A e D já foram concluídas. As do Bloco C ainda estão em execução, e as obras no bloco B ainda serão iniciadas.
“O bloco C está em andamento com 42% da concretagem pronta e pretendemos concluir ainda nesse próximo semestre”, ressaltou Fernando Leite.