metropoles.com

Ibaneis vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos antes de começar com 3ª dose

O governador do DF pedirá que o Ministério da Saúde troque doses da Coronavac por vacinas da Pfizer a fim de imunizar o público

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Hugo Barreto / Metrópoles
Vacinação adolescentes DF
1 de 1 Vacinação adolescentes DF - Foto: Fotos: Hugo Barreto / Metrópoles

Diante da possibilidade de a imunização de adolescentes ser prejudicada ou atrasada devido à necessidade de uma 3ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com mais de 70 anos, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta sexta-feira (27/8) que vai concluir primeiro uma etapa para depois começar outra. O chefe do Executivo local explicou que pretende aplicar a dose de reforço somente após imunizar os adolescentes com a D1.

“Eu disse que só vou começar a vacinar com a terceira dose, quando eu vacinar todo o meu público com a primeira dose. Ainda faltam os nossos adolescentes de 12 a 17 anos. Quero vacinar todos para depois eu entrar com a 3° dose”, esclareceu em entrevista coletiva.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda afirmou que pedirá ao Ministério da Saúde para trocar doses da Coronavac por vacinas da Pfizer. Adolescentes só estão autorizados a serem imunizados com doses da Pfizer. O mesmo ocorre para a 3ª dose, que só pode ser da mesma farmacêutica norte-americana.

“Precisamos agilizar a campanha. O Ministério da Saúde mandou mais de 30 mil doses de Coronavac. Mas a Coronavac não pode ser aplicada no público que estamos agora. Estou negociando com o ministro a troca das doses de Coronavac pela Pfizer para que possamos avançar na vacinação do público com menos de 17 anos. Não tenho em quem aplicar Coronavac”, disse Ibaneis.

A informação foi dada em entrevista à imprensa, a qual apresentou o novo secretário da Saúde do Distrito Federal, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, general da reserva do Exército Brasileiro.

Imunização

Nesta quinta-feira (26/8), o GDF afirmou ter vacinado metade dos adolescentes com 17 anos no DF. Segundo informações do secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, em entrevista coletiva, das 48 mil pessoas nessa faixa, 24,4 mil receberam a imunização.

Na ocasião, Rocha apresentou a preocupação sobre possível impacto da aplicação da terceira dose na imunização de adolescentes. “Recebemos nesta quinta 25.150 primeiras doses de vacinas e mais 5.850 doses da Pfizer. Ainda não sabemos se essas doses serão para os adolescentes devido a necessidade da dose de reforço. Vamos aguardar instruções do ministério, mas a dose de reforço pode afetar a imunização de adolescentes, pois ela também será com a Pfizer”, afirmou Gustavo Rocha.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar as vacinas para o reforço em 15 de setembro. No DF, a vacinação está na faixa etária de 17 anos. Os adolescentes com 12 anos ou mais só podem se vacinar com imunizantes da Pfizer e na chamada xepa. Além disso, pessoas entre 12 e 17 anos com deficiência ou síndrome também pode receber a dose da vacina contra a Covid-19.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?