metropoles.com

Ibaneis vai à OAB-DF para impedir que Rodrigo Janot continue advogando

O governador do DF protocolou nesta quinta-feira pedido de cassação da carteira de advogado do ex-PGR. Tribunal de Ética vai analisar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos Públicas
Rodrigo Janot
1 de 1 Rodrigo Janot - Foto: Fotos Públicas

O governador Ibaneis Rocha (MDB) protocolou nesta quinta-feira (03/10/2019) pedido de cassação da carteira de advogado do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. A representação chegou à Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) uma semana após o ex-PGR revelar ao Estadão a intenção de matar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e depois tirar a própria vida.

Segundo Janot, o plano de assassinato lhe ocorreu no momento mais tenso da passagem pelo cargo. Ele confessou que chegou a ir armado a uma sessão na Corte.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) fez pedido semelhante à OAB-DF nessa quarta-feira (02/10/2019). A Ordem confirmou o recebimento das representações e informou que o Tribunal de Ética fará a análise. Sem aval do órgão, Janot não pode advogar.

No processo, avaliam-se a admissibilidade, os fundamentos e se há provas. Com direito ao contraditório, Janot poderá apresentar defesa.

Escritório

Em 13 de junho de 2019, o ex-PGR inaugurou o escritório de advocacia Rodrigo Janot Advogados Associados, com sede no Setor de Autarquias Sul. O foco da banca é compliance. Janot se aposentou em abril, após 35 anos de Ministério Público Federal (MPF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?