metropoles.com

Ibaneis: testes em massa vão nortear volta às atividades no DF

Governador pretende fazer 450 mil exames até o fim de maio no DF, cerca de 15% da população. Testagem começou nesta terça (21/04)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
210420-HB-sem-título2
1 de 1 210420-HB-sem-título2 - Foto: null

O governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou o posto de testes para diagnóstico do novo coronavírus no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha na manhã desta terça-feira (21/04). Segundo o emedebista, a testagem em massa é fundamental para o combate contra a Covid-19.

O próprio Ibaneis aproveitou para fazer um exame. Mais uma vez, o resultado foi comemorado – ele já havia feito o teste outras vezes. “O meu deu negativo”, pontuou.

De acordo com o governador, o mapeamento vai nortear as ações do governo para a reabertura gradual do comércio e das atividades na cidade.

“Nós temos que identificar quantas pessoas estão infectadas para saber as medidas que tomaremos a partir do dia 3 de maio. Por isso, agora, o momento é de testagem em massa”, enfatizou Ibaneis.

A data é a prevista para o fim da suspensão do comércio. “A confiança da população é que a reabertura do comércio dê certo”, assinalou.

Segundo o governador, os primeiros pontos de testes foram em Águas Claras e no Plano Piloto. Entretanto, o governo não está restringindo moradores de outros regiões.

“O que nós recomendamos é que as pessoas deem preferência para testar aqueles que convivem com idosos e pessoas com comorbidades”, aconselhou.

Até final de maio, o governador planeja fazer 450 mil testes no DF. “Isso significa um número próximo a 15% da nossa população”, apontou. E detalhou que exames de saliva e mucosa, para o resultado mais preciso, são feitos em pacientes sintomáticos.

Veja fotos da iniciativa no Plano Piloto:

8 imagens
Paciente tem o direito de pedir ao estabelecimento para conferir a autorização
Os testes rápidos do GDF começam às 8h e vão até as 17h
O teste de sangue dava o resultado na hora, mas também se a pessoa já teve o coronavírus
Bombeiros e servidores da Secretaria de Saúde participaram da iniciativa
Teste no sistema drive-thru
1 de 8

Houve fila, mas com muita tranquilidade, no Plano Piloto, para os testes

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 8

Paciente tem o direito de pedir ao estabelecimento para conferir a autorização

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 8

Os testes rápidos do GDF começam às 8h e vão até as 17h

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 8

O teste de sangue dava o resultado na hora, mas também se a pessoa já teve o coronavírus

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 8

Bombeiros e servidores da Secretaria de Saúde participaram da iniciativa

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 8

Teste no sistema drive-thru

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 8

Segundo Ibaneis, ele gostou da ideia do presidente Jair Bolsonaro de recomeçar com aulas em escolas cívido-militares

Hugo Barreto/Metrópoles
8 de 8

O governador Ibaneis Rocha diz que os resultados dos testes servirão de base para decisões do retorno a atividades

Hugo Barreto/Metrópoles

Escolas cívico-militares

Ibaneis também comentou sobre os desdobramentos da reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na segunda-feira (20/04). O chefe do Planalto pediu ao governador a reabertura das escolas cívico-militares. O emedebista disse que ainda não tem a resposta, mas mostrou, novamente, simpatia à ideia.

O governador disse que foi bem recebido por Bolsonaro. “Achei interessante a ideia. Mas eu dependo da análise da Secretaria de Educação com a Secretaria de Segurança”, explicou.

“Me pareceu uma excelente ideia porque nós temos um público de alunos mais reduzido: são 14 mil. Onde nós temos condições de proporcionar mais higiene, fazer testes em todos alunos e estar próximo dessas famílias”, comentou o governador.

Por isso, Ibaneis elogiou o pedido. “Nós vamos ter que reabrir as escolas. E vamos ter que estar preparados”, concluiu. Para ele, seria uma experiência exitosa. Segundo Ibaneis, Bolsonaro estava bastante sereno durante a conversa.

Máscaras

Além dos testes, o governo também vai distribuir máscaras. O GDF adquiriu 1 milhão delas por meio do Sistema Fibra. “A gente vai ter que criar o costume de usar a máscara. Lavando as mãos sempre que possível”, continuou.

A testagem em massa para detectar o coronavírus começou nesta terça-feira (21/04), por meio de drive-thru. O objetivo é evitar aglomerações e reduzir a transmissão da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 100 mil exames serão feitos neste momento inicial.

Duas cidades fazem parte da primeira fase da iniciativa: Plano Piloto e Águas Claras. Nas duas há maior incidência dos casos da doença. O grupo prioritário para testagem serão as pessoas com sintomas de gripes, incluindo febre.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?