Ibaneis sobre túnel de Taguatinga: “Será finalizado até o fim do ano”
Declaração foi feita durante inauguração da sede da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) compareceu, nesta terça-feira (28/6), ao evento de inauguração da sede da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (Acit). O espaço está instalado na Feira Facita, em Taguatinga.
Durante o evento, o chefe do Executivo local agradeceu o convite e a homenagem recebida. O emedebista também falou sobre as obras e ações na região administrativas.
“Vou fazer tudo que estiver ao meu alcance para entregar o túnel de Taguatinga. Até o final de julho já devemos ter o sentido Ceilândia totalmente aberto. Até o fim do ano, a obra deve ser finalizada. Isso vai fazer com que Taguatinga renasça”, disse.
“Taguatinga vai receber aproximadamente R$ 600 milhões em obras neste período (governo)”, acrescentou.
O diretor da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Leonardo Mundim, e o pré-candidato a deputado distrital Bispo Renato (PL) também foram homenageados.
O vice-governador Paco Britto (Avante) estava presente no evento e recebeu uma homenagem, assim como as demais autoridades.
Mudanças no centro
A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
A Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.