metropoles.com

Ibaneis sobre fim do estado de emergência no DF: “Não tem transição”

Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF), a Saúde passará a trabalhar apenas com o que já tem disponível para o combate à pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

O Distrito Federal não adotará um período de transição para o fim do estado de calamidade pública imposto pela pandemia de Covid-19. O governador Ibaneis Rocha (MDB) revelou a posição do governo local sobre o tema nesta quarta-feira (20/4), depois do lançamento de programas de limpeza e cuidado das regiões administrativas, em Brasília.

Após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar que o governo federal vai suspender o estado de emergência nacional, o chefe do Executivo distrital revogou a medida na esfera local. “Não tem nada de período de transição. Já está revogada. Nós vamos trabalhar na Saúde com aquilo que nós já temos”, cravou o emedebista.

Diversos secretários de saúde de outras unidades da Federação manifestaram o desejo de implementar um período de transição de 90 dias para o fim estado de emergência. Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a interrupção abrupta pode colocar em risco o atendimento à população. O grupo enviou uma carta para o Ministério da Saúde.

Queiroga anuncia fim da emergência sanitária imposta pela Covid

Na manhã desta quarta-feira (20/4), o governador lançou o projeto Cidade Sempre Limpa, no estacionamento do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O objetivo da medida é promover a limpeza e manutenção das regiões administrativas, integrando o trabalho de diversas pastas e empresas públicas.

“O propósito é fazer Brasília a cidade mais linda desse país”, afirmou Ibaneis. “Eu acredito, sim, na força do trabalho”, ressaltou. O mutirão de limpeza começa nesta quarta-feira, e conta com 620 equipamentos nas ruas. O projeto inclui o recapeamento de asfalto das vias e tapa-buraco do DF.

O projeto entra em marcha na véspera do aniversário de 62 anos de Brasília, comemorado nesta quinta-feira (21/4). “Simboliza para nós o carinho que nós temos pela cidade. E o carinho que ela merece de nós todos, que viemos para cá em busca de melhoria de vida. Então nós temos que cuidar da nossa cidade”, argumentou.

Segundo o secretário de governo, José Humberto Pires, a medida é uma evolução do programa GDF Presente. O novo programa montou um cronograma de três meses de trabalho para cuidar das regiões administrativas. “Pelas mãos do governador Ibaneis, Brasília saiu do abandono”, assinalou o secretário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?