metropoles.com

Ibaneis sobre epidemia de dengue: “Doença está espalhada pelo Brasil”

Enquanto comentava a situação da epidemia da dengue no DF, o governador citou São Paulo e o estado de emergência decretado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
dengue ibaneis
1 de 1 dengue ibaneis - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), comentou a situação da epidemia de dengue após a formatura de alunos do programa Renova DF, nesta quarta-feira (6/3). O novo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou um aumento de mais de 20 mil registros da doença na última semana, com 120.625 casos prováveis. O documento também confirmou 78 óbitos desde o início de 2023 até essa segunda-feira, além de outros 84 em confirmação.

“Estamos trabalhando de todas as formas, unindo todos os esforços, com a participação de todos os projetos, para controlar a situação. É uma doença que está espalhada pelo Brasil todo. Ontem mesmo tivemos o estado de São Paulo decretando estado de emergência, sinal de que a coisa não está difícil só aqui”, citou Ibaneis.

governo de SP decretou estado de emergência para dengue nesta terça-feira (5/3). A decisão foi tomada depois que o estado atingiu 311 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes, o que configura situação de epidemia. Agora, o Brasil tem nove unidades da Federação (UF) nesse estado crítico de saúde pública.

As demais UFs são: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Amapá.

“Temos que auxiliar as famílias e a população do DF com todas as nossas forças”, finalizou o governador.

Decreto deve garantir empregos a alunos do Renova DF

Alunos do 6º ciclo do programa Renova DF se formaram na presença do governador Ibaneis, que comemorou o número dominante de mulheres visível na turma disposta no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Durante a cerimônia, Ibaneis disse que há planos de que, no futuro, um decreto que garanta que 30% das turmas saia empregada seja lançado.

“Em breve, nós vamos estar assinando um decreto e teremos mais alas de emprego para vocês. Nosso objetivo é que pelo menos 30% das turmas saia empregada e seja colocada no mercado de trabalho. Estamos trabalhando com vários segmentos que empregam no Distrito federal para que as pessoas sejam direcionadas diretamente dos programas de emprego para as empresas. ”

O chefe do executivo distrital afirmou que o grande número de mulher formadas contribui, inclusive, ao combate a violência doméstica, já que “essas mulheres são integradas ao mercado de trabalho e ficam livre do julgo masculino. O alcance desse programa ultrapassa as barreiras da masculinidade e tem nos ajudado muito a fazer a inserção profissional dessas mulheres”, explicou.”

Os estudantes receberam certificados que comprovam a qualificação profissional na modalidade “auxiliar de manutenção” na área de construção civil. O programa os ofereceu noções de diferentes profissões, como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?