Ibaneis sobre chefe do GSI em ato golpista: “Investigação é necessária”
Ministro do GSI, Gonçalves Dias pediu demissão após divulgação de vídeo que o mostra em atitude de aparente permissividade junto a golpistas
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, na manhã desta quinta-feira (20/4), sobre as imagens vazadas das câmeras de segurança do Palácio do Planalto que mostraram servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), incluindo o ex-ministro e general Gonçalves Dias, guiando invasores de 8 de janeiro para as portas de saída, em clima ameno.
“Acho que toda investigação é necessária. Os vídeos que saíram ontem [quarta-feira] são muito graves e precisam realmente de uma apuração mais célere e mais séria”, declarou o chefe do Palácio do Buriti.
“No meu caso, estamos sendo investigados pelo inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e tive a oportunidade de prestar todos os esclarecimentos”, pontuou Ibaneis.
As declarações aconteceram durante assinatura de ordem de serviço para construção do restaurante comunitário do Varjão, nesta manhã. O emedebista disse ainda que todas as autoridades envolvidas precisam prestar suas informações.
“Tenho muita confiança na apuração do STF e tenho certeza que ninguém que participou daquele dia de forma efetiva vai ficar impune. É um dia que ficou marcado para todos nós e também na minha história, que fiquei 66 dias afastado, mas tenho convicção que o Supremo vai fazer uma apuração muita rígida e bem feita através das mãos do nosso ministro Alexandre de Moraes”, concluiu o governador.
Ex-chefe do GSI
As imagens divulgadas pela CNN Brasil nessa quarta-feira (19/4) que exibem o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro, em uma atitude de aparente permissividade junto aos invasores, tornaram insustentável a permanência do general no cargo. O agora ex-ministro não teve alternativa senão pedir demissão.
Além de Gonçalves Dias, militares do GSI, que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, aparecem guiando os invasores para portas de saída, em clima ameno.
Veja as imagens: