metropoles.com

Ibaneis sobre chefe do GSI em ato golpista: “Investigação é necessária”

Ministro do GSI, Gonçalves Dias pediu demissão após divulgação de vídeo que o mostra em atitude de aparente permissividade junto a golpistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ibaneis - Metrópoles
1 de 1 Ibaneis - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, na manhã desta quinta-feira (20/4), sobre as imagens vazadas das câmeras de segurança do Palácio do Planalto que mostraram servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), incluindo o ex-ministro e general Gonçalves Dias, guiando invasores de 8 de janeiro para as portas de saída, em clima ameno.

“Acho que toda investigação é necessária. Os vídeos que saíram ontem [quarta-feira] são muito graves e precisam realmente de uma apuração mais célere e mais séria”, declarou o chefe do Palácio do Buriti.

“No meu caso, estamos sendo investigados pelo inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e tive a oportunidade de prestar todos os esclarecimentos”, pontuou Ibaneis.

As declarações aconteceram durante assinatura de ordem de serviço para construção do restaurante comunitário do Varjão, nesta manhã. O emedebista disse ainda que todas as autoridades envolvidas precisam prestar suas informações.

“Tenho muita confiança na apuração do STF e tenho certeza que ninguém que participou daquele dia de forma efetiva vai ficar impune. É um dia que ficou marcado para todos nós e também na minha história, que fiquei 66 dias afastado, mas tenho convicção que o Supremo vai fazer uma apuração muita rígida e bem feita através das mãos do nosso ministro Alexandre de Moraes”, concluiu o governador.

Ex-chefe do GSI

As imagens divulgadas pela CNN Brasil nessa quarta-feira (19/4) que exibem o então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro, em uma atitude de aparente permissividade junto aos invasores, tornaram insustentável a permanência do general no cargo. O agora ex-ministro não teve alternativa senão pedir demissão.

Além de Gonçalves Dias, militares do GSI, que são responsáveis pela segurança de autoridades e do Planalto, aparecem guiando os invasores para portas de saída, em clima ameno.

Veja as imagens: 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?