Ibaneis sobre Caiado: “Que ele assuma sua responsabilidade”
Fala do governador do DF ocorre em meio ao debate envolvendo pacientes do Entorno atendidos na capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a falar da relação com o chefe do Executivo de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Em agenda no Palácio do Buriti, na manhã desta quarta-feira (24/2), o emedebista disparou.
“Queria que a resposta dele viesse em trabalho. Tem um ano que nós estamos nesta pandemia e ele não conseguiu terminar o Hospital de Águas Lindas. Ele se mostra um governador incompetente na área da Saúde com a população de Goiás.”
O tom entre os dois subiu nessa terça-feira (23/2), quando Ibaneis fez um apelo para que Caiado (DEM) assuma o tratamento de pacientes do estado de Goiás. A informação foi revelada pela coluna Grande Angular, do Metrópoles.
A região vizinha à capital federal está em situação de calamidade, em função do avanço da pandemia. Recentemente, 89 cidades do estado entraram para a lista dos municípios onde a crise sanitária está agravada. Sem acesso à rede pública de saúde em Goiás, muitos desses doentes acabam recorrendo a hospitais do Distrito Federal.
“O Governo de Goiás está negligenciando seus pacientes. Sem leitos e hospitais, transfere a obrigação de cuidar de sua população a nós, do DF. Não me furto a essa missão, mas está chegando a um ponto em que a gente precisa chamar a atenção do governador”, afirmou o chefe do Executivo distrital à coluna.
Nesta quarta, Ibaneis voltou a dizer que 25% das UTIs estão ocupadas por pacientes de Goiás. “Ele não toma providência de instalar uma unidade ou aumentar o número de UTIs. O que ele deveria fazer é assumir responsabilidades, chamando prefeitos do Entorno e dando uma solução para o que está acontecendo na nossa região. Gostaria que ele tivesse um ato forte no sentido de levar saúde para a população do Entorno.”
No mesmo evento, o emedebista anunciou a abertura de novos leitos no DF. “Até a próxima semana, a expectativa é que a gente consiga entregar, pelo menos, mais 50.”
Mais vacinas
Ainda nesta quarta, o titular do Palácio do Buriti destacou o recebimento de novas doses da vacina AstraZeneca. Pela manhã, chegaram à capital 25,5 mil unidades do imunizante produzido em Oxford.
A informação foi dada durante a solenidade para assinatura do decreto de regulamentação da Lei nº 6.576/2020, que suspende, temporariamente, o pagamento por ocupação de espaços públicos para exercício de atividade econômica (feiras, quiosques, bancas de revistas, ambulantes).
“Essas doses já se encontram nos postos para distribuição” afirmou Ibaneis.
Ainda de acordo com o governador, com a chegada da nova remessa, o GDF pretende iniciar a vacinação em idosos com 75 anos ou mais. “Esperamos vacinar idosos a partir de 75 anos na quinta (25/2)”, adiantou o governador.
Sobre a compra de vacinas, o Ibaneis acrescentou que não pretende fazê-la. “Por enquanto, eu confio no Ministério da Saúde. Ele tem comprado todas as vacinas que têm aparecido. Tenho convicção de que vamos conseguir vacinar a nossa população de acordo com o cronograma estabelecido na última reunião com o ministro, que é ter, pelo menos, metade da população vacinada até o mês de junho, ou julho. Sabemos das dificuldades por vacinas no mundo todo. Acho que criar essa guerra é competição entre municípios e estados, [o que] não é o mais salutar”, afirmou Ibaneis.