metropoles.com

Ibaneis sobre 11 mil doses da Coronavac: “Creio que cheguem em março”

A campanha de imunização contra o novo coronavírus no DF será ampliada, a partir desta sexta-feira (26/2), para a população de 76 a 78 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ibaneis com microfone
1 de 1 Ibaneis com microfone - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após uma manhã intensa de agendas em Santa Maria, o governador Ibaneis Rocha (MDB) voltou a falar que o GDF não pretende comprar vacinas contra a Covid-19. “Confio no Plano de Imunização Nacional e acho um erro a gente começar a entrar nesta guerra.”

Na ocasião, o chefe do Executivo local disse acreditar que um lote de 11 mil doses de Coronavac chegará à capital do país no mês que vem. “Creio que eles [Ministério da Saúde] pretendem entregar em março. Estou confiante de que a gente conseguirá vacinar, o mais rápido possível, boa parte da população, principalmente os que estão numa faixa de risco”, complementou.

Ampliação de público

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus no DF será ampliada, a partir desta sexta-feira (26/2), para a população de 76 a 78 anos. Outra novidade é que, a partir desta quinta-feira (25/2), o público-alvo deverá marcar a aplicação da primeira dose pela internet.

A vacinação ocorrerá em 42 pontos, sendo 13 por drive-thru. A lista e os horários de funcionamento das unidades para imunização estão disponíveis aqui.

O agendamento da primeira dose começa às 16h desta quinta e, agora, valerá para todos os postos — até então, só era permitido marcar a aplicação da segunda dose e em pontos de drive-thru. A imunização, tanto dentro do carro, como nas UBSs, ocorrerá exclusivamente por meio do agendamento eletrônico. Na página, o usuário pode se cadastrar e escolher o dia e horário para ser vacinado.

A Secretaria de Saúde do DF ampliou o grupo prioritário após a chegada de 25,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Além disso, continuarão sendo imunizadas pessoas do grupo prioritário incluído anteriormente, além de cerca de 9 mil profissionais de saúde da rede privada, que estão na linha de frente, mas ainda não foram vacinados.

Existe, ainda, a previsão do Ministério da Saúde de que o DF receba a remessa de 11 mil doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Contudo, nem a secretaria nem o ministério informaram datas possíveis para a chegada desse lote de imunizantes.

Como o intervalo entre primeira e segunda doses da vacina de Oxford é de até 90 dias, os 25,5 mil imunizantes serão usados agora, para primeira aplicação. A estimativa da Secretaria de Saúde é que haja 23.061 pessoas entre 76 e 78 anos morando na capital federal.

Com a ampliação, os grupos prioritários a serem vacinados passam a ser compostos pelos seguintes cidadãos:

Arte com público alvo da vacinação contra o coronavírus

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?