metropoles.com

Ibaneis sanciona lei e Touring será transformado em museu tecnológico

Espaço será construído pelo Sesi/Senai, com previsão de inauguração em abril de 2022, mês do aniversário de Brasília. Veja como será o museu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Senai/Divulgação
Projeto gráfico de prédio
1 de 1 Projeto gráfico de prédio - Foto: Senai/Divulgação

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que autoriza a instalação de um museu no lote em que fica o prédio do antigo Touring Club. O espaço tecnológico será construído pelo Sesi/Senai, com previsão de inauguração em abril de 2022, mês do aniversário de Brasília.

A norma foi publicada na edição desta quarta-feira (15/12) do Diário Oficial do DF (DODF). Em novembro, a Câmara Legislativa (CLDF) aprovou o projeto de lei complementar que permite a implementação do museu no local.

Veja o projeto:

5 imagens
Novo museu a ser instalado no prédio do Touring
O Setor Cultural Sul terá mobiliário urbano, com bancos, bosque, árvores e 274 vagas para carros, ônibus escolares e bicicletas
Museu tecnológico será construído pelo Sesi/Senai
A iniciativa faz parte do programa Adote uma Praça
1 de 5

O prédio do Touring se tornará um espaço de ciência, arte, tecnologia e inovação

Sesi / Divulgação
2 de 5

Novo museu a ser instalado no prédio do Touring

Sesi / Divulgação
3 de 5

O Setor Cultural Sul terá mobiliário urbano, com bancos, bosque, árvores e 274 vagas para carros, ônibus escolares e bicicletas

Sesi / Divulgação
4 de 5

Museu tecnológico será construído pelo Sesi/Senai

Sesi / Divulgação
5 de 5

A iniciativa faz parte do programa Adote uma Praça

Sesi / Divulgação

O museu

Chamado de Sesi Lab, o museu será um espaço de ciência, arte, tecnologia e inovação, localizado próximo à Biblioteca Nacional e ao Museu Nacional da República. O investimento na instalação será de aproximadamente R$ 160 milhões.

Uma das obras de Oscar Niemeyer menos prestigiadas do centro da capital e tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural, o prédio do Touring será transformado em espaço com anfiteatro ao ar livre, quatro galerias para exposições, áreas de oficinas educativas, loja conceito, jardim e café. Contará ainda com o apoio e curadoria do Exploratorium, centro interativo instalado em São Francisco, nos Estados Unidos.

Museu interativo: veja detalhes do projeto que ocupará o prédio do Touring.

Mudanças

A instalação será possível porque a lei incluiu o uso do local para atividades institucionais ligadas a cultura, educação, comércio e prestação de serviços. Estabelece ainda critérios como a taxa de ocupação máxima da área do lote, a altura de novas edificações, o número mínimo de vagas de estacionamento para carros e para bicicletas, a taxa máxima de ocupação do subsolo, entre outras medidas.

Também permite o funcionamento e a manutenção da passagem pública que liga a Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto ao Setor Cultural Sul, garantindo a plena acessibilidade das pessoas nesse trajeto. Sem contar que impede o cercamento do lote ou a construção de guaritas.

“Esta é uma lei a ser comemorada, uma vez que põe fim a um problema que se arrastava há décadas: a falta de previsão legal do uso cultural para o prédio do Touring. Assim, torna-se possível, de forma definitiva, a instalação de um museu que será um grande presente para Brasília”, diz o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

A Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação.

Aprovações

A minuta da lei foi aprovada em julho pelo Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan). Na ocasião, os relatores do colegiado trouxeram aperfeiçoamentos ao texto, como a inclusão da possibilidade de comércio de souvenires e artigos de arte no local, e a previsão de vagas para bicicletas no estacionamento. Em novembro, foi a vez de o projeto ser aprovado no plenário da CLDF.

Antes disso, a iniciativa já contava com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Parecer Técnico n° 51/2021. Também seguia o entendimento da Portaria nº 166/2016 do instituto, que prevê a destinação dos Setores Culturais Norte e Sul do Plano Piloto para o uso de equipamentos públicos de caráter cultural.

Reforma

Além do museu, o espaço adjacente ao lote será recuperado pelo Sesi por meio do programa Adote uma Praça, administrado pela Secretaria de Estado de Projetos Especiais do Distrito Federal (Sepe).

O projeto é iniciativa da Seduh e prevê a construção de uma grande praça na área pública existente entre o Touring e a Biblioteca Nacional. A execução será custeada pelo Sesi e já foi aprovada pelo Conplan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?