Ibaneis revela ligações a “todos os senadores” para tratar de Fundo Constitucional
Após reunião com senador Omar Aziz (PSD), governador diz ter reunião marcada com presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, e revela ligações
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse estar ligando para todos os senadores para conscientizar sobre a importância do Fundo Constitucional do Distrito Federal. Em postagem nas redes sociais, ele afirmou ainda ter uma reunião marcada com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“Estamos mobilizados para vencer a batalha do Fundo Constitucional do DF. Tive uma reunião produtiva com o senador Omar Aziz e já temos compromisso marcado com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. Estou ligando para todos os senadores para mostrar a necessidade real de se preservar o Fundo Constitucional como ele é hoje”, escreveu.
Criado para custear a segurança pública do Distrito Federal e bancar parcialmente a saúde e a educação, o FCDF foi ameaçado após deputados federais aprovarem um texto que estabelece um limite de 2,5% no crescimento anual dos repasses do governo federal para alguns fundos, entre eles o FCDF. Um destaque da bancada do DF que previa a retirada do Fundo do texto do relator foi rejeitado por 316 deputados.
“Brasília é a capital de todos os brasileiros, abriga as maiores autoridades federais e internacionais lotadas em nosso país, e o Fundo é a forma que a capital tem de garantir a segurança e os serviços básicos para todos”, declarou Ibaneis.
Cotado para assumir a relatoria do novo regime fiscal no Senado, Aziz afirmou, após reunião com o governador do DF, que é uma “injustiça” a forma como o Fundo Constitucional da capital foi incluído no teto de crescimento previsto no novo regime aprovado pela Câmara dos Deputados.