Ibaneis relembra na CLDF atos do 8/1 e diz que democracia venceu
Em mensagem aos deputados distritais na CLDF, Ibaneis relembrou atos de 8/1: “Muito triste para a história”
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) fez um longo discurso aos deputados distritais durante a abertura dos trabalhos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta quinta-feira (1º/2), fazendo uma retrospectiva de 2023 e comentando sobre as expectativas para 2024. Em relação ao último ano, Ibaneis disse que, graças à “força da democracia”, o 8 de Janeiro vem sendo superado.
“Foi um ano bastante difícil. Começamos com os atos do 8 de Janeiro, que foram muito tristes para a história do Distrito Federal e para a história da democracia brasileira. Mas, graças a Deus e à força da democracia em que nós vivemos, nós estamos superando cada um desses passos”, declarou.
Ibaneis ainda elogiou os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, realizada na Câmara Legislativa. “Foi um belíssimo trabalho que realizaram, esclarecendo muitos pontos, ouvindo inúmeros depoimentos, o que traz luz para tudo aquilo que ocorreu de trágico daquele 8 de Janeiro. Conseguimos ultrapassar essa barreira com o encerramento em paz da CPI.”
Inquérito arquivado
A Procuradoria da República no Distrito Federal, do Ministério Público Federal (MPF), arquivou o inquérito civil aberto contra o governador do DF para investigar suposto ato de improbidade administrativa em relação aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Além de Ibaneis, outras seis autoridades do DF tiveram os processos investigativos civis arquivados.
Ao chegar à Câmara Legislativa para participar das atividades de abertura dos trabalhos legislativos de 2024, Ibaneis declarou que não teve “envolvimento algum com o ocorrido em 8 de janeiro [de 2023]”.
“A gente aguarda o posicionamento da Justiça em todos os momentos. Desde o início, confiamos muito no que foi feito, no trabalho de apuração do Ministério Público. Eu estive presente lá, prestando meus esclarecimentos, juntando a documentação, juntando tudo que foi feito. Então, temos muita tranquilidade em relação ao resultado, porque sabemos que não tivemos envolvimento algum com o ocorrido em 8 de janeiro [do ano passado]”, enfatizou.
Apesar do arquivamento do inquérito civil que investigou suposta improbidade administrativa do chefe do Executivo local, Ibaneis ainda é alvo de inquérito criminal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito das investigações dos ataques à democracia. Nesta quinta-feira (1º/2), o governador disse aguardar, também, o fim dessa apuração.