metropoles.com

Ibaneis regulamenta ponto facultativo exclusivo para garis do DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou decreto instituindo a possibilidade de descanso para os 5 mil profissionais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
O governador Ibaneis Rocha discursa em posse do novo defensor público-geral do DF, Celestino Chupel - Metrópoles
1 de 1 O governador Ibaneis Rocha discursa em posse do novo defensor público-geral do DF, Celestino Chupel - Metrópoles - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Dia do Gari, comemorado nesta segunda-feira (16/5), passará a ser ponto facultativo para homens e mulheres responsáveis pela limpeza do Distrito Federal. Durante a celebração da data, no Núcleo de Limpeza de Brasília, Avenida das Nações, o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou decreto instituindo a possibilidade de descanso para os 5 mil profissionais encarregados da missão de manter as ruas limpas.

“São quem faz a limpeza da cidade. São exatamente essas pessoas que transformam o DF em uma das cidades mais belas e mais limpas desse país. Nós temos que reconhecer o trabalho desse grupo maravilhoso” assinalou Ibaneis.

O ponto facultativo será exclusivo para os garis.

Na comemoração, foram entregues certificados para os trabalhadores da categoria que se destacam, a exemplo da profissional mais rápida, Valdirene Monteiro; o representante mais antigo, Alcides Pereira dos Santos, de 74 anos; e a jovem Isabele Sousa da Silva, de 18 anos, que, além de manter a cidade limpa, também cursa psicologia.

Diante do exemplo de Isabele, Ibaneis destacou o projeto de capacitação e educação para os garis. “Eu sempre digo que uma das melhores – talvez uma das únicas – maneiras de transformar as pessoas é através dos estudos. Nós temos que incentivar esses trabalhadores para que voltem aos estudos. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) oferece um programa de alfabetização para os garis, por exemplo.

Ibaneis recebe medalha na PCDF e elogia forças de segurança: “Orgulho”

O governo local investe aproximadamente R$ 12 milhões por ano em reciclagem. No entanto, segundo o chefe do Executivo local, ainda falta engajamento da população na coleta seletiva. Para Ibaneis, o descarte consciente é necessário para o DF poupar o Aterro Sanitário e também apoiar as cooperativas de catadores.

As comemorações contaram também com a oferta de serviços públicos, música e comida para a classe homenageada. Segundo o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, os profissionais merecem o ponto facultativo e o reconhecimento. “Essa categoria não parou nem na pandemia”, ressaltou.

“É importante saber que o gari é chamado de guerreiro, porque ele acorda 4h da manhã para deixar a cidade limpa”, completou. Para Vieira, é preciso garantir o orgulho dos garis, com valorização e oferta de estudos. “Eles têm orgulho de ser gari. Tem muita gente estudando. Passaram a ser garis estudados, com oportunidades de crescer e se quiser deixar se ser gari, mas com orgulho de ser gari e poder pagar a sua faculdade”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?