Ibaneis reduzirá o interstício para 2,4 mil policiais militares no DF
Por decreto, governador diminuirá o tempo para promoção pela metade para praças e oficiais a partir desta terça-feira (24/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve reduzir o interstício da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a partir desta terça-feira (24/8). A medida vai antecipar a promoção de 2.495 oficiais e praças.
Segundo o líder do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital Hermeto (MDB), por decreto, o governador reduzirá o tempo de promoção de todos os policiais militares.
“É uma luta nossa. O governador se sensibilizou. Mostramos a necessidade de redução. O policial militar luta por 10 anos como soldado para chegar a cabo. É muito difícil”, comentou Hermeto.
Inicialmente, havia a expectativa de contemplar um número maior de policiais. Mas os estudos de viabilidade restringiram o quantitativo. O impacto será de R$ 9 milhões em 2021. Ao longo de 2022, saltará para R$ 12 milhões.
A última redução de interstício ocorreu em dezembro de 2019. Por força da pandemia, não houve benefício em 2020. Atualmente, um policial leva 28 anos para atingir o topo carreira, sem garantias de promoção.
Confira os interstícios atuais na PMDF:
Praças
De soldado a cabo — 10 anos
De cabo a 3° sargento — 5 anos
De 3° sargento a 2° sargento — 5 anos
De 2° sargento a 1° sargento — 5 anos
De 1° sargento a subtenente — 3 anos
Oficiais
O interstício é de quatro em quatro anos para todas as patentes
Em conversa com Ibaneis, Hermeto ouviu do governador: “A redução é uma forma de reconhecimento do trabalho dos policiais militares”. O chefe do Executivo local está contente com o atual desempenho da tropa.
A engenharia para a redução do interstício contou com o apoio do comandante da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, do presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), e do secretário de Economia, André Clemente.
Redução definitiva
Hermeto elaborou uma proposta de reestruturação da carreira da PMDF para a redução definitiva automática do interstício. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) já conta com tal medida, por exemplo.
O texto está em análise no Governo do Distrito Federal (GDF). Nesse caso, caso seja aceita, a proposta também deverá seguir para análise do Palácio do Planalto.
Novos policiais
Nesta terça-feira (24/8), a PMDF fará a formatura de, aproximadamente, 500 novos policiais. O governador será o paraninfo, enquanto Hermeto participará como padrinho da turma.
Segundo Hermeto, o GDF também estuda uma forma de equipar o serviço voluntário da PMDF com os policiais civis. Agentes ganham um pouco mais, após os descontos tributários.