metropoles.com

Ibaneis reduzirá o interstício para 2,4 mil policiais militares no DF

Por decreto, governador diminuirá o tempo para promoção pela metade para praças e oficiais a partir desta terça-feira (24/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
Policiais militares
1 de 1 Policiais militares - Foto: Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve reduzir o interstício da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a partir desta terça-feira (24/8). A medida vai antecipar a promoção de 2.495 oficiais e praças.

Segundo o líder do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado distrital Hermeto (MDB), por decreto, o governador reduzirá o tempo de promoção de todos os policiais militares.

“É uma luta nossa. O governador se sensibilizou. Mostramos a necessidade de redução. O policial militar luta por 10 anos como soldado para chegar a cabo. É muito difícil”, comentou Hermeto.

Inicialmente, havia a expectativa de contemplar um número maior de policiais. Mas os estudos de viabilidade restringiram o quantitativo. O impacto será de R$ 9 milhões em 2021. Ao longo de 2022, saltará para R$ 12 milhões.

A última redução de interstício ocorreu em dezembro de 2019. Por força da pandemia, não houve benefício em 2020. Atualmente, um policial leva 28 anos para atingir o topo carreira, sem garantias de promoção.

Confira os interstícios atuais na PMDF:

Praças

De soldado a cabo — 10 anos

De cabo a 3° sargento — 5 anos

De 3° sargento a 2° sargento — 5 anos

De 2° sargento a 1° sargento — 5 anos

De 1° sargento a subtenente — 3 anos

Oficiais

O interstício é de quatro em quatro anos para todas as patentes

Em conversa com Ibaneis, Hermeto ouviu do governador: “A redução é uma forma de reconhecimento do trabalho dos policiais militares”. O chefe do Executivo local está contente com o atual desempenho da tropa.

A engenharia para a redução do interstício contou com o apoio do comandante da PMDF, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, do presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), e do secretário de Economia, André Clemente.

Redução definitiva

Hermeto elaborou uma proposta de reestruturação da carreira da PMDF para a redução definitiva automática do interstício. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) já conta com tal medida, por exemplo.

O texto está em análise no Governo do Distrito Federal (GDF). Nesse caso, caso seja aceita, a proposta também deverá seguir para análise do Palácio do Planalto.

Novos policiais

Nesta terça-feira (24/8), a PMDF fará a formatura de, aproximadamente, 500 novos policiais. O governador será o paraninfo, enquanto Hermeto participará como padrinho da turma.

Segundo Hermeto, o GDF também estuda uma forma de equipar o serviço voluntário da PMDF com os policiais civis. Agentes ganham um pouco mais, após os descontos tributários.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?