Ibaneis recebe propostas de incentivo ao empreendedorismo feminino
Cartilha foi elaborada por um grupo de empreendedoras que apresentaram alternativas para os desafios enfrentados diariamente por mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu, na manhã desta sexta-feira (28/6), um documento com 51 medidas para estimular o empreendedorismo feminino no Distrito Federal.
Apelidada de Movimente, a cartilha foi elaborada por um grupo representativo de empreendedoras que apresentaram alternativas para os desafios enfrentados por mulheres diariamente.
Entre os temas, estão propostas destinadas a ambiente de negócios, campanhas e consciência social, combate à violência e abusos, cultura e educação, políticas de estímulo e representatividade, redes de apoio e governança, redução das desigualdades, saúde, segurança e sucessão familiar.
“Espero me reunir com os secretários ainda hoje para a gente trabalhar um decreto recepcionando essas medidas para que elas possam ser aplicadas na nossa cidade”, disse Ibaneis.
“Eu e todos os meus secretários trabalhamos dentro de uma orientação muito firme para que Brasília se torne realmente a primeira cidade mais empreendedora do Brasil. Essa é a filosofia que temos que levar para o Distrito Federal. Cada vez mais desapegado da coisa pública e partindo para o privado”, acrescentou. “Somente esse caminho é que vai dar a liberdade econômica que o Distrito Federal precisa.”
Confira as medidas:
A superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, destacou que o GDF e o Sebrae já discutem políticas públicas voltadas ao empreendedorismo feminino e trabalham juntos em diversas ações. “Esperamos que as secretarias do GDF recepcionem essa agenda como uma importante pauta para que a gente comece a fazer esse trabalho em conjunto”, pontuou.
“Esse é um grande movimento do governo com a sociedade e os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, onde reunimos todas as necessidades para que possamos desenvolver o pequeno negócio da mulher com medidas em diversas áreas para que essas políticas públicas sejam efetivadas”, acrescentou.
Movimente
Entre 29 de fevereiro e 1º de março, o Sebrae no DF realizou a primeira edição do Movimente – Mulheres Criativas Quebrando Barreiras. No fim do encontro, a instituição recebeu 90 propostas que serviram de base para a construção de uma agenda cujo objetivo é estimular o empreendedorismo feminino como solução para a independência financeira, ascensão social, redução das desigualdades de gênero e promoção de oportunidades para as mulheres do DF e de todo o Brasil.
As propostas foram construídas por 98 pessoas convidadas. Entre elas estavam especialistas, empresários, magistrados, acadêmicos e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. As contribuições foram analisadas e integradas, até que se chegasse a uma agenda de 51 medidas, distribuídas em 11 eixos temáticos distintos.
A medidas, segundo a ação, tem como objetivo servir como base para políticas públicas que promovam o empreendedorismo feminino no Distrito Federal.