metropoles.com

Ibaneis recebe governadores para discutir harmonia entre Poderes

Fórum Nacional de Governadores, ao longo das edições, tem debatido temas importantes para o país, como os investimentos para combate à Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
governador ibaneis rocha durante Assinatura do decreto de nomeação dos 437 aprovados no concurso da Secretaria de Educação_-6
1 de 1 governador ibaneis rocha durante Assinatura do decreto de nomeação dos 437 aprovados no concurso da Secretaria de Educação_-6 - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) recebe, nesta segunda-feira (23/8), os chefes de Estado de, ao menos, 25 unidades da Federação, para o Fórum Nacional de Governadores, no Palácio do Buriti. Na pauta, constam questões ambientais, a harmonia entre os Poderes, a necessidade da reforma tributária, e ainda o processo de imunização contra a Covid-19. Dos 27 chefes do Executivo, 25 já confirmaram participação (presencial ou virtual).

O Fórum Nacional de Governadores, ao longo das edições, tem debatido assuntos importantes para o país, como os investimentos necessários para combater a Covid-19, o pacto federativo, o equilíbrio fiscal, além de medidas de segurança e apoio à destinação de mais recursos para a educação.

Em reunião realizada em fevereiro, os governadores estiveram com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Na ocasião, os gestores reforçaram a necessidade de que a população de todo o Brasil pudesse completar os ciclos de vacinação, para a retomada da normalidade e do crescimento.

Carta de apoio ao STF

Na segunda-feira da semana passada (16/8), governadores de 13 estados e do Distrito Federal divulgaram nota pública em solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), aos ministros e às famílias, citando “constantes ameaças e agressões” à Corte.

“O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis. No âmbito dos nossos estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário”, diz a nota, que também pede serenidade e paz ao país.

Assinam o documento os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); da Bahia, Rui Costa (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PSB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); de São Paulo, João Doria (PSDB); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); do Ceará, Camilo Santana (PT); da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); do Piauí, Wellington Dias (PT); do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); de Alagoas, Renan Filho (MDB); de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD); e do Amapá, Waldez Goés (PDT).

A nota não faz menção explícita a qualquer autoridade, mas a maioria dos governadores signatários são críticos da postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem subido o tom nas declarações em desaprovação à Corte.

“Sempre que alguém quiser atingir algum tipo de instituição no país, seja Executivo, Legislativo ou o Judiciário, [o Estado Democrático de Direito] vai ter o meu apoio. Eu sou um democrata e vou continuar defendendo isso com muita força”, disse Ibaneis, no dia seguinte à assinatura da carta, ressaltando a importância de fortalecer as instituições.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?