metropoles.com

Ibaneis quer estimular o agronegócio no Distrito Federal

Governador participa de lançamento de leilão de gados e diz que a capital tem “tradição abandonada” na área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brasília (DF), 08/10/2018  – Evento Entrevista com Ibaneis –  Local Coominagri  Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 08/10/2018 – Evento Entrevista com Ibaneis – Local Coominagri Foto: JP Rodrigues/Especial para Metrópoles - Foto: null

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou, na tarde desta terça-feira (24/09/2019), do lançamento de um leilão de gado, marcado para ocorrer na capital em 2 de outubro. A presença do emedebista se deu de forma particular, mas ele afirmou que a iniciativa é uma boa oportunidade para trazer recursos ao DF. O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, e o negócio tende a crescer com o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

“Nós estamos buscando reativar o agronegócio no Distrito Federal. Trazemos para Brasília novamente esses leilões, que esperamos incentivar toda a produção rural no DF”, apontou. Outra iniciativa do governo para estimular o agronegócio é a parceria com o sistema CNA/Senar (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que deve assumir a Granja do Torto.

Tradição

“Esperamos desenvolver essa que já é uma tradição do DF e que ficou abandonada por 15 anos, em especial após o afastamento do ex-governador Joaquim Roriz”, declarou Ibaneis. O governador descartou a possibilidade da participação do governo em eventos similares. “Acho que tem de continuar na área privada. O governo deve incentivar com o apoio estrutural. Mas nós temos que deixar isso no âmbito da iniciativa privada. O poder público, geralmente, quando faz esse tipo de coisa, faz muito mal”, afirmou.

“Onde os órgãos públicos puderem incentivar — dando financiamento, analisando crédito — nós devemos participar. A parte do governo é dar segurança para os produtores para que estejam em um ambiente de competitividade, colocando recursos privados e investindo em tecnologia”, completou.

Aciole Castelo Branco, organizador do leilão, diz que a capital tem potencial na área. “Notei que Brasília tinha saído do calendário nacional do agronegócio e conversei com amigos pecuaristas do porquê não reerguer a cidade e fazer o evento”, frisou. “Acredito que temos tudo para fazer de Brasília um dos grandes polos do agronegócio nacional.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?