metropoles.com

Ibaneis quer destravar Drenar DF para reduzir estragos das chuvas

Governador disse neste sábado (14/12/2019), em solenidade no Sol Nascente, que irá fatiar projeto a fim de facilitar a licitação em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela-Felicciano-Chuva
1 de 1 Rafaela-Felicciano-Chuva - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Para minimizar o estrago dos temporais no Distrito Federal, o governo promete resgatar o projeto Drenar DF em 2020. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), o programa será repartido em três etapas. “Fatiamos porque era muito grande. Estávamos tendo dificuldades na licitação”, disse Ibaneis, neste sábado (14/12/2020), após solenidade de entrega de 132 unidades habitacionais no Parque do Sol, no Sol Nascente.

A meta é entregar o primeiro lote das obras no fim do próximo ano. Segundo o emedebista, a situação no Plano Piloto é crítica, principalmente na Asa Norte. “A tubulação é muito antiga, muito mal feita”, assinalou.

O governador acredita que as obras das bacias de contenção feitas neste ano nos arredores do Estádio Mané Garrincha ajudaram a minimizar os danos na Asa Norte. Ele também ressaltou que o governo conseguiu colocar em marcha, novamente, o contrato de poda da Novacap.

“Brasília cresceu muito. A região do Noroeste era toda arborizada. Hoje, não é mais. Está tudo em cimento, no concreto, asfalto. As águas caem exatamente na região da Asa Norte. Então, não pensaram na cidade quando foram construir o bairro e agora estamos tentando socorrer essa situação”, ponderou Ibaneis.

O Distrito Federal amanheceu, neste sábado (14/12/2019), impactado pelas fortes chuvas da noite anterior. Houve quedas de árvores, muros e destelhamentos em várias regiões da capital. Além disso, as descargas elétricas que acompanharam a tempestade foram responsáveis pelo corte no fornecimento de energia de 37.626 unidades consumidoras, conforme informou a Companhia Energética de Brasília (CEB).

O Plano Piloto liderou a quantidade de imóveis que ficaram sem luz. Levantamento da CEB mostra que, desde as 20h, 7,7 mil casas tiveram o fornecimento de energia interrompido. Na sequência, estão Sudoeste (6,1 mil); Guará (4,4 mil) e Sobradinho (4 mil).

Veja fotos: 

5 imagens
Outra árvore também caiu na 308 Norte
1 de 5

Árvore caída na 308 Norte

Material cedido ao Metrópoles
2 de 5

Outra árvore também caiu na 308 Norte

Material cedido ao Metrópoles
3 de 5

Ricardo Taffner/Metrópoles
4 de 5

Ricardo Taffner/Metrópoles
5 de 5

Ricardo Taffner/Metrópoles

Um vídeo mostra o momento exato em que um raio atinge a rede elétrica da CEB. Na gravação (veja abaixo), é possível observar a força do vento que acompanhou as precipitações.

De acordo com a CEB, a distribuição já teria sido normalizada em todas as regiões já nas primeiras horas deste sábado (14/12/2019). Há relatos de falta de luz no Sudoeste e no Cruzeiro.

Ainda nesta manhã, equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) realizavam levantamento dos prejuízos causados pelas fortes chuvas. Em nota, a Novacap afirmou que as administrações regionais do Plano Piloto, em especial as da Asa Norte, do Guará e de Samambaia entraram em contato com o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) para notificar ocorrências referentes à queda de árvores. “Um balanço deve ser realizado pelo DPJ até o final do dia”, finalizou.

Veja vídeo do temporal: 

 

Unidades habitacionais

A entrega deste sábado foi a primeira etapa do empreendimento da Codhab no Parque do Sol, com foco nos idosos e deficientes. Moradores da região agradeceram a entrega, mas também pediram ao governo ações para garantir a segurança na região. Inicialmente, solicitaram cercas ou muro no empreendimento. O projeto habitacional faz parte de financiamento federal de R$ 208 milhões, que contempla outras áreas do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?