metropoles.com

Ibaneis publica decreto que cria divisão antirerrorismo no DF

Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (21). Divisão é vinculada à PCDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Policia Federal faz perícia no corpo do homem-bomba que se explodiu em frente ao STF Metropoles 8
1 de 1 Policia Federal faz perícia no corpo do homem-bomba que se explodiu em frente ao STF Metropoles 8 - Foto: <p>
Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou o decreto que cria a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev). Vinculada à Polícia Civil (PCDF), a divisão vai exercer atividades de inteligência policial relacionadas ao Extremismo Violento.

O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (21/11). A medida foi adotada após o episódio do homem-bomba que se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 13 de novembro.

Além da divisão, Ibaneis também criou a Seção de Inteligência de Atos Violentos (SIAV), que ficará vinculada ao departamento de tecnologia da PCDF.

“As atribuições da DPCEV e SIAV serão definidas por ato do Delegado-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal. Os recursos necessários ao pagamento das despesas decorrentes deste decreto correrão por conta das dotações consignadas no orçamento do Distrito Federal, alocados à Polícia Civil do Distrito Federal”, detalha o texto.

Divisão Antiterrorismo terá 2 delegados e 23 policiais experientes

A Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Secretaria de Economia serão responsáveis por assegurar a implementação e funcionamento das unidades criadas.

Mais cedo, nas redes sociais, Ibaneis reforçou que os policiais a serem destinados a essa divisão estarão 100% voltadas para a prevenção ao terrorismo “[…] com servidores com experiência específica nessas ocorrências. Após essa assinatura, a estrutura da Dpcev vai estar devidamente formalizada e focada cada vez mais neste trabalho. É mais uma medida que tomamos visando aumentar a segurança da nossa população”, escreveu o governador.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?