Ibaneis publica decreto que cria divisão antiterrorismo no DF
Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF desta quinta-feira (21). Divisão é vinculada à PCDF
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou o decreto que cria a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev). Vinculada à Polícia Civil (PCDF), a divisão vai exercer atividades de inteligência policial relacionadas ao extremismo violento.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira (21/11). A medida foi adotada após o episódio do homem-bomba que se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 13 de novembro.
Além de instituir essa divisão, Ibaneis criou a Seção de Inteligência de Atos Violentos (Siav), que ficará vinculada ao departamento de tecnologia da PCDF.
“As atribuições da DPCEV e Siav serão definidas por ato do delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal. Os recursos necessários ao pagamento das despesas decorrentes deste decreto correrão por conta das dotações consignadas no orçamento do Distrito Federal, alocados à Polícia Civil do Distrito Federal”, detalha o texto.
Divisão Antiterrorismo terá 2 delegados e 23 policiais experientes
A Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Secretaria de Economia serão responsáveis por assegurar a implementação e o funcionamento das unidades criadas.
Mais cedo, nas redes sociais, Ibaneis reforçou que os policiais a serem destinados a essa divisão estarão 100% voltadas para a prevenção ao terrorismo “[…] com servidores com experiência específica nessas ocorrências. Após essa assinatura, a estrutura da Dpcev vai estar devidamente formalizada e focada, cada vez mais, neste trabalho. É mais uma medida que tomamos visando aumentar a segurança da nossa população”, escreveu o governador.