metropoles.com

Ibaneis promete pagar pecúnias de 2016 a professores

Em encontro com Sinpro, governador prometeu fazer estudos para avaliar como fará o pagamento dos benefícios referentes a 2017 e 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ibaneis rocha
1 de 1 Ibaneis rocha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Reivindicação antiga dos servidores aposentados da educação, a parcela da pecúnia de 2016 será paga em até 90 dias. É o que informou Rosilene Corrêa, uma das diretoras do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), após encontro na tarde desta terça-feira (12/2) com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o secretário de Educação, Rafael Parente, no Palácio do Buriti.

A informação foi confirmada pela assessoria do governador. Rosilene disse que o Executivo local prometeu fazer estudos para avaliar como fará o pagamento dos benefícios referentes a 2017 e 2018. A cada mês, o GDF vinha desembolsando R$ 11 milhões para quem prefere converter a licença-prêmio em dinheiro.

Somente sobre 2016, o GDF deve cerca de R$ 300 milhões em pecúnias a cerca de 500 servidores da educação.  “Uma insegurança da categoria era o tratamento que o novo governo daria a uma dívida deixada. O governador reafirmou o compromisso de reconhecer essa dívida, mas, além disso, é preciso pagar efetivamente”, destacou Rosilene Corrêa.

Outros pontos discutidos durante o encontro foram o reajuste e a atualização da tabela salarial; os auxílios saúde e alimentação; o plano de saúde e as nomeações.

Sobre o plano de saúde prometido pelo chefe do Palácio do Buriti durante a campanha, Rosilene disse que já há uma discussão para uma parceria com a Geap, mas ainda não há uma data definida para que as tratativas sejam concluídas.

Na reunião, o sindicato também fez questão de reforçar seu posicionamento contrário à militarização nas escolas. “O governador disse que irá manter os quatro colégios para uma avaliação, e nós nos colocamos à disposição para identificarmos outras. Temos os mesmos recursos humanos e financeiros e podemos mostrar que há outras formas de termos boas condições de trabalho”, assinalou a sindicalista.

A ideia, segundo o Sinpro, é mostrar para o GDF que há outras alternativas para chegar ao mesmo resultado da gestão compartilhada, mas sem intervenção da Polícia Militar nos colégios.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?