Ibaneis promete contratar 240 médicos após aprovação de projeto de lei
Projeto de Lei que foi aprovado na CLDF nessa terça-feira (2/4) altera despesas para aumentar nomeação de profissionais de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, na manhã desta quarta-feira (3/4), a aprovação pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), do Projeto de Lei 1032/2024, que altera despesas de pessoal para acrescentar a nomeação dos profissionais de saúde aprovados em concurso público.
“É a possibilidade de contratação de mais 240 médicos, que serão contratados imediatamente após a sanção do projeto que foi aprovado na tarde de ontem”, afirmou o governador.
“Encaminhei o projeto nessa segunda-feira (1º/4), ele foi votado na terça-feira (2/4), e esses médicos estão sendo contratados para que a gente possa dar uma melhoria nesse momento de crise que nós vivemos por conta da dengue”, reforçou.
Questionado sobre a sobrecarga de atendimentos no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), Ibaneis disse que 67 pediatras entrarão na rede para desafogar e facilitar a demanda por atendimento.
“A Covid também está voltando, e solicitei uma campanha de conscientização para que as pessoas voltem a se vacinar dentro dos prazos estabelecidos. Nós tivemos uma sobrecarga em todos os hospitais, e, no Hmib, não foi diferente. Esperamos com essa contratação conseguir suprir essa falta e dar atendimento necessário para essas crianças que precisam muito”, pontuou.
Ampliação da BR-040
As declarações do chefe do Executivo local ocorreu durante assinatura da ordem de serviço para a obra de ampliação da BR-040, na base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta manhã.
Com o início da obra, a empresa terá 210 dias para executar o serviço. Não há previsão de interdições na rodovia.
“Talvez esse seja um dos trechos dos mais engarrafados de todas as BRs que cortam o Distrito Federal. Conseguimos, graças à capacidade de pagamento do DF, recursos para investir em obras prioritárias como essa. A obra vai aliviar o trânsito e trazer benefícios para toda a população da região sul e do Entorno do DF”, destacou Ibaneis.
Em março, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o pregão eletrônico nº 9002/2024, que prevê valor de R$ 13,1 milhões para a execução do serviço.
A obra será realizada em um trecho de 5,6 km de extensão, compreendido na intersecção da DF-495 com a BR-251. Depois de pronta, a via irá beneficiar cerca de 100 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local.
Dentre os trabalhos a serem executados na implantação da marginal estão terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, obras complementares e canteiro de obras.
Na oportunidade, o chefe do Palácio do Buriti anunciou que lançará no fim do mês, a construção da Feira de Santa Maria.
Sexta creche de Santa Maria
Após assinar ordem de serviço para ampliação da BR-040, o governador inaugurou o Centro de Educação para a Primeira Infância (Cepi), na CL 201 de Santa Maria.
A unidade educacional é a sexta creche da região administrativa. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na obra supera R$ 4,2 milhões.
São 1.311,97 m² de área construída que irão viabilizar o atendimento de 188 crianças com até 6 anos em período integral. O projeto segue os parâmetros do programa Pró-infância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que inclui a execução de 10 salas de aula, com calçadas e rampas acessíveis, paisagismo, entre outras coisas.
O governador também assinou ordem de serviço para construção de uma nova unidade básica de saúde (UBS) em Santa Maria, um campo de grama sintética e outras obras de implantação de calçadas e estacionamentos.