metropoles.com

Ibaneis prevê mais de R$ 3 bi em negócios até o fim da AgroBrasília

Em visita à feira, nesta 6ª, governador do DF destacou que edição deste ano do evento conta com mais de 40 novas empresas participantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília.
agrobrasilia-ibaneis-agenda-26052023
1 de 1 agrobrasilia-ibaneis-agenda-26052023 - Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou, na manhã desta sexta-feira (26/5), a feira AgroBrasília. O evento, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), ocorre há quatro dias e segue até sábado (27/5).

“A AgroBrasília é uma das maiores feiras do agronegócio, não só do Centro-Oeste, mas do Brasil. Temos uma previsão de negócios, durante o evento, que ultrapassam a marca dos R$ 3 bilhões”, destacou Ibaneis.

Considerada a maior feira agropecuária do Centro-Oeste, a AgroBrasília é organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com apoio do Executivo local.

Durante a visita ao evento, o chefe do Palácio do Buriti participou do lançamento da terceira fase da Rota das Frutas Ride-DF; assinou protocolo de intenções para ampliação do programa e contratos institucionais com o Banco de Brasília (BRB); entregou ao menos 30 concessões de direito de uso (CDUs); além de três cartas de anuência a produtores rurais, para regularização de 827 hectares de área rural — equivalentes a mais de 1,1 mil campos de futebol.

“Viemos trazer só notícias boas a nossos agricultores. A feira cresce a cada ano. A notícia que me deram é a de que, neste ano, chegaram mais de 40 empresas novas [para participar]. Só não vieram mais, porque não havia espaço. Na próxima edição, [o local] será ampliado, para que a feira se torne ainda maior e possamos ter mais negócios. Vou continuar trabalhando para dar melhores condições de vida a agricultores e pecuaristas do DF”, completou o governador.

App

Na oportunidade, Ibaneis Rocha também assinou decreto do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para reduzir taxas de licenciamento e lançou o aplicativo Nota Fiscal Fácil, voltado a produtores rurais.

“O objetivo é reduzir as taxas que eram cobradas pelo Instituto Brasília Ambiental, para que o agricultor tenha condições de competir com nossos vizinhos de Goiás e Minas Gerais”, acrescentou.

O aplicativo Nota Fiscal Fácil vai substituir documentos físicos e simplificar o processo de emissão de documentos eletrônicos pelos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com o app, os produtores rurais poderão emitir esses registros por conta própria.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?