Ibaneis prevê mais de R$ 3 bi em negócios até o fim da AgroBrasília
Em visita à feira, nesta 6ª, governador do DF destacou que edição deste ano do evento conta com mais de 40 novas empresas participantes
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou, na manhã desta sexta-feira (26/5), a feira AgroBrasília. O evento, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), ocorre há quatro dias e segue até sábado (27/5).
“A AgroBrasília é uma das maiores feiras do agronegócio, não só do Centro-Oeste, mas do Brasil. Temos uma previsão de negócios, durante o evento, que ultrapassam a marca dos R$ 3 bilhões”, destacou Ibaneis.
Considerada a maior feira agropecuária do Centro-Oeste, a AgroBrasília é organizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), com apoio do Executivo local.
Durante a visita ao evento, o chefe do Palácio do Buriti participou do lançamento da terceira fase da Rota das Frutas Ride-DF; assinou protocolo de intenções para ampliação do programa e contratos institucionais com o Banco de Brasília (BRB); entregou ao menos 30 concessões de direito de uso (CDUs); além de três cartas de anuência a produtores rurais, para regularização de 827 hectares de área rural — equivalentes a mais de 1,1 mil campos de futebol.
“Viemos trazer só notícias boas a nossos agricultores. A feira cresce a cada ano. A notícia que me deram é a de que, neste ano, chegaram mais de 40 empresas novas [para participar]. Só não vieram mais, porque não havia espaço. Na próxima edição, [o local] será ampliado, para que a feira se torne ainda maior e possamos ter mais negócios. Vou continuar trabalhando para dar melhores condições de vida a agricultores e pecuaristas do DF”, completou o governador.
App
Na oportunidade, Ibaneis Rocha também assinou decreto do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para reduzir taxas de licenciamento e lançou o aplicativo Nota Fiscal Fácil, voltado a produtores rurais.
“O objetivo é reduzir as taxas que eram cobradas pelo Instituto Brasília Ambiental, para que o agricultor tenha condições de competir com nossos vizinhos de Goiás e Minas Gerais”, acrescentou.
O aplicativo Nota Fiscal Fácil vai substituir documentos físicos e simplificar o processo de emissão de documentos eletrônicos pelos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com o app, os produtores rurais poderão emitir esses registros por conta própria.