metropoles.com

Ibaneis pedirá ao Ministério da Saúde para trocar doses da Coronavac por vacinas da Pfizer

A troca seria para agilizar a vacinação do público menor de 17 anos, já que esses só podem tomar o imunizante da Pfizer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Agenda governador ibaneis rocha relularizar lavadores 1
1 de 1 Agenda governador ibaneis rocha relularizar lavadores 1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou nesta sexta-feira (27/8) que pedirá ao Ministério da Saúde para trocar doses da Coronavac por vacinas da Pfizer. O motivo é agilizar a vacinação do público com menos de 17 anos, que só pode receber o imunizante da marca americana.

“Precisamos agilizar a campanha. O Ministério da Saúde mandou mais de 30 mil doses de Coronavac. Mas a Coronavac não pode ser aplicada no público que estamos agora. Estou negociando com o ministro a troca das doses de Coronavac pela Pfizer para que possamos avançar na vacinação do público com menos de 17 anos. Não tenho em quem aplicar Coronavac”, disse Ibaneis.

A informação foi dada em entrevista à imprensa, a qual apresentou o novo secretário da Saúde do Distrito Federal, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, general da reserva do Exército Brasileiro.

O governador afirmou, ainda, que a campanha de vacinação não mudará com a chegada do novo chefe da pasta, e que além de focar na pandemia e nos desafios que a Covid-19 ainda traz, “chegou a hora de renovar e resolver os problemas” da área.

“Todos esses eixos terão que ser trabalhados para que possamos passar a credibilidade do sistema público de Saúde do Distrito Federal. Chegou a hora da gente renovar e resolver os problemas. Sem perder o foco da pandemia da Covid-19. Temos que tomar muito cuidado ainda com o que pode acontecer em relação à Covid-19”, finalizou.

Dose de reforço

Para não impactar a imunização do público menor de 17 anos, o governador explicou que pretende aplicar a 3° dose em pessoas com mais de 70, depois de imunizar os adolescentes com a D1.

“Eu disse que só vou começar a vacinar com a terceira dose, quando eu vacinar todo o meu público com a primeira dose. Ainda faltam os nosso adolescentes de 12 a 17 anos. Quero vacinar todos para depois eu entrar com a 3° dose”, esclareceu.

O Ministério da Saúde vai disponibilizar as vacinas para o reforço em 15 de setembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?