Ibaneis pedirá ao Ministério da Saúde para trocar doses da Coronavac por vacinas da Pfizer
A troca seria para agilizar a vacinação do público menor de 17 anos, já que esses só podem tomar o imunizante da Pfizer
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou nesta sexta-feira (27/8) que pedirá ao Ministério da Saúde para trocar doses da Coronavac por vacinas da Pfizer. O motivo é agilizar a vacinação do público com menos de 17 anos, que só pode receber o imunizante da marca americana.
“Precisamos agilizar a campanha. O Ministério da Saúde mandou mais de 30 mil doses de Coronavac. Mas a Coronavac não pode ser aplicada no público que estamos agora. Estou negociando com o ministro a troca das doses de Coronavac pela Pfizer para que possamos avançar na vacinação do público com menos de 17 anos. Não tenho em quem aplicar Coronavac”, disse Ibaneis.
A informação foi dada em entrevista à imprensa, a qual apresentou o novo secretário da Saúde do Distrito Federal, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, general da reserva do Exército Brasileiro.
O governador afirmou, ainda, que a campanha de vacinação não mudará com a chegada do novo chefe da pasta, e que além de focar na pandemia e nos desafios que a Covid-19 ainda traz, “chegou a hora de renovar e resolver os problemas” da área.
“Todos esses eixos terão que ser trabalhados para que possamos passar a credibilidade do sistema público de Saúde do Distrito Federal. Chegou a hora da gente renovar e resolver os problemas. Sem perder o foco da pandemia da Covid-19. Temos que tomar muito cuidado ainda com o que pode acontecer em relação à Covid-19”, finalizou.
Dose de reforço
Para não impactar a imunização do público menor de 17 anos, o governador explicou que pretende aplicar a 3° dose em pessoas com mais de 70, depois de imunizar os adolescentes com a D1.
“Eu disse que só vou começar a vacinar com a terceira dose, quando eu vacinar todo o meu público com a primeira dose. Ainda faltam os nosso adolescentes de 12 a 17 anos. Quero vacinar todos para depois eu entrar com a 3° dose”, esclareceu.
O Ministério da Saúde vai disponibilizar as vacinas para o reforço em 15 de setembro.