Ibaneis participa de reunião sobre desenvolvimento do DF até 2026
Esta é a segunda Reunião do Modelo de Governança 2023-2026 entre a Diretoria do Codese-DF e o Governo do Distrito Federal (GDF)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou na manhã desta quarta-feira (6/12) da 2ª Reunião do Modelo de Governança 2023-2026, entre a diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) e o Governo do DF (GDF).
A ideia foi debater o desenvolvimento econômico e sustentável do DF e o modelo de governança estabelecido entre o conselho e o governador.
Durante o pleito eleitoral de 2022, o Codese apresentou o projeto “O DF que a gente quer 2040”, com 210 ações entre estruturantes e de médio e curto prazo, para serem executadas pelo governo na gestão de 2023-2026.
“É um trabalho que se incorpora ao nosso governo. Em todas as secretarias nós temos pedido aos secretários que tenham toda a atenção com o trabalho do Codese”, disse o governador.
“Temos um olhar muito firme para a iniciativa privada, dando atenção a todas as forças econômicas do Distrito Federal, porque temos a consciência de que, sem os empresários, nós não conseguimos avançar”, frisou Ibaneis.
Criado em 2017, o Codese tem como objetivo participar do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno. Empresários, acadêmicos, técnicos e membros da comunidade compõem o conselho.
O modelo estabelece que duas reuniões anuais aconteçam entre a diretoria do conselho e o chefe do Palácio do Buriti, com o objetivo de analisar o que daquelas metas e ações estão sendo executadas, o que eventualmente não está em andamento conforme planejado, e o que é prioridade para cada exercício anual ou semestral.
“O que conseguimos identificar, até agora, é que das 210 ações estruturantes propostas pelo Codese, cerca de 190 foram acatadas pelo GDF no plano de gestão 2023-2026, o que representa algo em torno de 90% de adesão. Agora, entra na fase em que o Codese acompanha o cumprimento dessas propostas e se realmente estão sendo executadas, ou não”, disse Leonardo Ávila, diretor presidente do Codese-DF.
Investimento
Na oportunidade, o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, fez a apresentação das metas de investimentos e ações para os próximos anos.
O investimento total em 2026, deve chegar até R$ 5 bilhões. Até o momento, já foram investidos R$ 2, 8 bilhões nas políticas públicas selecionadas pelo modelo de governança.
“Esperamos ter um DF planejado, desenvolvido e com as políticas públicas principais, sobretudo saúde, educação, segurança e mobilidade urbana, além de uma área de desenvolvimento urbano que permita que as pessoas vivam em melhores qualidades”, salientou José Humberto.